Segurança pública do Estado especializa mais de 90 militares
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio do Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), realizou, nesta quarta-feira, 28, no auditório do Ciaba, as formaturas das turmas do Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar CSPBM/2018- Especialização em Gestão Estratégica e Defesa Social e dos cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais- CAO/2018 da Polícia Militar do Pará e do Corpo de Bombeiros Militar do Pará- Especialização em Defesa Social em Cidadania.
O Curso Superior de Policia e Bombeiro Militar está ligado à Coordenadoria de Ensino Superior do Iesp e permite acesso na escala hierárquica de oficiais dentro da instituição, sendo requisito para os oficiais superiores (Majores e Tenentes Coronéis) atingirem o último posto (Coronel).
A turma iniciou no dia 1º de março de 2018, com carga horária total de 372 horas/aulas concluídas em nove meses. Contou com a participação de oficiais superiores da Polícia Militar do Estado do Pará, Ceará, Amapá e Maranhão, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Maranhão e Delegados do Estado do Pará, com total de 65 concluintes.
Com a média de 9,75, o primeiro lugar do Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar foi da cearense Keydna Carneiro, 24 anos de PM, de 42 anos. “O Pará é minha segunda terra, comecei aqui, na Academia Coronel Fontoura. Tinha saído porque meus pais retornaram ao Ceará, mas voltei para fechar um ciclo da minha existência. Fico muito feliz por essa conclusão no Iesp, que é uma referência nacional, a primeira academia integrada do Brasil”, disse a militar.
Oficiais - O Curso de Aperfeiçoamento de Oficias tem como objetivo formar adequadamente profissionais da área de segurança pública, tendo em vista a atual complexidade da sociedade brasileira e seus múltiplos problemas referentes às questões sociais, econômicas e políticas. A cada ano, o curso avança no sentido de promover uma educação cada vez mais integrada e que contemple as vertentes éticas, políticas, administrativas, jurídicas e operacionais das atuações desses profissionais.
O contou com a participação de oficiais intermediários da Polícia Militar do Estado do Pará e do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Pará e do Maranhão com total de 30 concluintes.
Com média final de 9,27, o primeiro lugar no curso de aperfeiçoamento de oficiais foi de Weverson Hermínio, 32 anos, 10 anos de PM. “É uma honra ter conseguido essa colocação. Uma conquista não só minha, mas de todos os policiais que estiveram comigo nesse curso tão renomado”
“Ficamos muito felizes ao percebermos neste ano a grande quantidade de alunos de fora do Pará. Ao todo, foram sete, um número superior ao do ano passado, o que demonstra que o nosso curso vem tendo uma representatividade e reconhecimento nacional”, destacou Ricardo Caçapietra, diretor do Iesp.
“Esses cursos trazem todos os pré-requisitos necessários para que os servidores possam exerçam cargos de gestão. Serão essas pessoas que vão conduzir o rumo das corporações a partir de agora”, pontuou o coronel André Cunha, que esteve representando o secretário de segurança pública e defesa social, Luiz Fernandes da Rocha.
“Essa especialização é fundamental para que a gente possa observar melhor nossas instituições, de forma estratégica e integrada”, destacou o coronel Zanelli Nascimento, comandante geral do CBMPA.
Entre as autoridades presentes estiveram também o delegado geral da Polícia Civil, Claudio Galeno e a coronel Érika Natalie Duarte, representando o comandante geral da PMPA, coronel Hilton Benigno.