Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BELÉM

1ª ‘Cantata de Natal Seduc’ proporciona um espetáculo de luzes, som e emoção

O poder transformador da educação foi a temática abordada durante a apresentação musical na última quinta-feira (23)

Por Luana Laboissiere (SECOM)
24/12/2021 09h11

Um dos mais tradicionais colégios da capital paraense, o Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP) foi cenário para um grandioso espetáculo de luzes, som e muita emoção, promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Cerca de 70 alunos, técnicos e professores da rede pública estadual participaram da 1ª “Cantata de Natal Seduc”, nesta quinta-feira (23).

Com o tema “O poder transformador da Educação”, a iniciativa teve o intuito de celebrar o nascimento de Jesus e reforçar valores importantes para a sociedade, como o amor, a esperança, a fé, a união e o respeito. O evento foi aberto ao público, mediante a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 e o repertório musical abordou as tradicionais canções natalinas, educacionais e outros clássicos internacionais. 

A programação iniciou com o cordel “Experiências de Educadoras na Pandemia”, que teve a sonorização do tradicional grupo folclórico, Arraial do Pavulagem. A contação de história foi entoada pelas professoras Elielma Pinheiro Brazão, Tatiana dos Reis e Rejane Guerreiro Moraes, que lecionam nas escolas estaduais Ruth Passarinho, Manoel de Jesus Moraes e Casa da Criança Santa Inês, em Belém.

Secretária de Educação Elieth BragaEm seguida, a estudante Victória Vale, que frequenta a Escola Estadual José Valente Ribeiro e a Unidade Especializada José Álvares de Azevedo, apresentou um repertório musical que emocionou a plateia. A medalhista de ouro nas Paralimpíadas Escolares de 2021 - modalidade judô - também destacou a importância das pessoas persistirem em seus sonhos, apesar das adversidades e desafios que surgirem pelo caminho. 

O dueto performado pelas professoras Margriet Gregório (Escola Estadual XV de Outubro) e Rosely Salles, comoveu o público com a música “Aleluia”. Logo após, dando continuidade ao espetáculo, o coral formado por 50 crianças do 5º ano na Escola Estadual Ruy Paranatinga Barata, sob a regência da professora Raquel Aquino e acompanhado pelo professor Alexandre Contente, apresentou canções natalinas e na língua inglesa.

Quem estava ansiosa para se apresentar era a estudante do 5º ano, Naielly Araújo, que revela ter realizado o sonho de conhecer o centenário prédio histórico do IEEP. “Foi uma experiência muito legal, a gente pode cantar e mostrar para outras pessoas o nosso talento, poder expressar o nosso sentimento de amor e bondade. O Natal do ano passado foi bem difícil, mas ainda bem que agora pudemos estar aqui, juntos, unidos, vivos e cantar com todos os amigos é algo maravilhoso”, afirma.

Raquel Aquino é professora e Regente“Hoje, tivemos dois perfis de repertório. Apresentamos músicas natalinas, além de uma canção sobre a importância da leitura e dos livros, o qual foi a temática que culminou em nosso projeto pedagógico e nós cantamos uma música pop, que fala das nossas verdadeiras relações e o que a gente espera das pessoas reais, no sentido da humanização, das nossas expectativas nesta época do ano”, revela a professora e regente do coral da Escola Estadual Ruy Paranatinga Barata, Raquel Aquino.

O morador do bairro da Campina, Samuel Pinho, foi um dos que marcou presença na 1ª Cantata de Natal Seduc. “Foi um espetáculo maravilhoso, por todo o esforço das crianças, as quais se apresentaram com muita boa vontade e nos agraciaram com esse momento único. Trouxe meus netos para assistir o musical e quero parabenizar a intenção desse projeto, que é magnífico”, pontua o espectador.

Compromisso

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, afirma que este é um momento celebrativo. “A Seduc realizou essa celebração por tudo aquilo que vivenciamos na educação, este ano de 2021 e, também, por esse processo que vem sendo construído desde 2019. Hoje, o grande protagonista são as crianças, oriundas da escola pública, além dos nossos professores. Uma das apresentações será de um coral com mais de 150 vozes e celebramos o conhecimento, o tema da cantata é o “poder transformador da educação”, de forma que podemos toda uma reflexão de tudo aquilo que foi vivenciado e superado nesse período pandêmico”, ressalta.

A titular da Seduc disse, ainda, que “o evento possibilitou a integração entre as escolas públicas que estão aqui e ressaltar o protagonismo dos nossos professores, que foram essenciais na superação das dificuldades impostas pela pandemia. Desejamos a todos os servidores um Natal maravilhoso e que no ano de 2022, possamos continuar avançando na superação das adversidades, para que cada vez mais haja uma educação pública de qualidade”, concluiu Elieth de Fátima Braga.

Números 

No total, mais de 2,5 toneladas de equipamentos foram utilizados para que toda a apresentação musical saísse dentro do esperado. Na área externa, uma “árvore do conhecimento” com cerca de 2 mil livros foi montada no estacionamento e busca garantir o reencontro do público com os livros e seus autores, incentivando a leitura e suas múltiplas possibilidades, além de garantir uma política pública que reafirma o compromisso do Estado com a inclusão e a acessibilidade.

 

Texto: Vinícius Leal/ Ascom Seduc