Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E CIDADANIA

Crianças atendidas na Usina da Paz do Icuí protagonizam espetáculo natalino

Com tema sobre saúde bucal, a iniciativa empolgou os jovens atores e os pais que estavam na plateia

Por Paulo Garcia (SETRAN)
23/12/2021 18h45

 

A importância da saúde bucal foi tema do espetáculo apresentado na UsiPaz nesta quinta-feira (23)Para encerrar a programação de Natal da Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, foi realizado um espetáculo na tarde desta quinta-feira (23), denominado “Natal da Saúde Bucal”, com crianças de 8 a 13 anos, alunos do teatro e pacientes do Setor de Odontologia da UsiPaz.

A iniciativa é da Coordenação de Saúde Bucal, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e visa gerar conhecimento na área de saúde bucal, priorizando o autocuidado. “Hoje nós estamos com nossos atores, que são pacientes da odontologia, e também são usuários de várias atividades da Usina da Paz. Para a gente é muito gratificante, porque a gente está vendo que realmente a UsiPaz está tendo o objetivo que o governo do Estado buscava, que é não só promover saúde, mas promover essa interação, espalhar alegria e amor. Nós estamos conseguindo finalizar o ano com a sensação de dever cumprido”, ressaltou Alessandra Amaral, coordenadora da Sespa no TerPaz.

Alessandra Amaral, coordenadora da Sespa no TerPaz“Essa elaboração veio através dos atendimentos das crianças na Usina da Paz e, de fato, para não ficar somente no atendimento odontológico, a gente tentou puxá-las para essa apresentação, uma ação educativa. Então, eles vão ensinar o público como é fazer esse processo, de forma lúdica”, explicou o coordenador das ações da Sespa na Usina da Paz Icuí-Guajará, Gabriel Martins.

 

Orgulho de mãe

Na plateia estava a professora Alessandra Nunes, que aguardava a participação da filha, Lizandra Deadorin, 11 anos. “Eu acho que falar desse tema na linguagem da criança, de forma bem lúdica, é sensacional. A mensagem é mais absorvida por elas. Minha filha vai se apresentar pela primeira vez, e está animada”, disse.

Alana Vitória, de 11 anos, estava ansiosa para se apresentar pela 1ª vezIvone Lima também aguardava o filho, Luan Gabriel, 9 anos. “Ele gosta de participar das atividades aqui do teatro; se identificou bastante. Moramos aqui perto, e a Usina da Paz está sendo maravilhoso para nossa família”, contou Ivone Lima.

Na coxia do teatro, a estudante Alana Vitória, 11 anos, quanto se preparava para entrar no palco, ela falou sobre a expectativa para seu primeiro espetáculo. “Viver tudo isso aqui é muito legal! Representar e falar sobre esses cuidados, que são importantes, como usar fio dental e escovar direito. E estou ansiosa”.

Luan Gabriel, 9 anos, com certificado de participação do espetáculoA programação também foi um momento feliz para Júlia Martins, 11 anos. “Eu já havia participado de uma apresentação na escola. Eu sempre gostei de teatro, desse ambiente, e estou muito feliz e nervosa. Mas vai dar tudo certo”, afirmou.

Alex Melul é gerente geral da Usina da Paz Icuí-GuajaráSegundo o gerente-geral da Usina da Paz Icuí-Guajará, Alex Melul, o espetáculo encerrou as atividades de Natal do complexo de cidadania. “O evento é de suma importância para a gente da Usina da Paz, e hoje é o fechamento dessas atividades de Natal. Nós estamos no dia 23 de dezembro. Esse é o nosso último evento antes do Natal. Muito importante para nossas crianças, que são atendidas aqui com seus pais e a família em geral”, informou Alex Melul.

 

Serviço:

Devido às festas de final de ano, a Usina da Paz Icuí-Guajará, nos dias 24 e 25 de dezembro, estará fechada, retornando no domingo (26), das 8 às 18 h. Na segunda-feira (27), a Usina da Paz estará fechada para manutenção, voltando às atividades na terça-feira (28), das 8 às 22 h.

Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, a Usina da Paz também estará fechada, retornando no domingo (02), das 8 às 18 h. Na segunda-feira (03), a Usina da Paz estará fechada para manutenção, voltando ao funcionamento normal na terça-feira (04), das 8 às 22 h.