Diretoria de Atendimento ao Servidor da Polícia Civil supera oito mil atendimentos em 2021
Servidores tiveram acesso à assistência com serviços de psicologia, enfermagem, fonoaudiologia, odontologia, psiquiatria e fisioterapia e serviço social
A Polícia Civil do Pará, por meio da Diretoria de Atendimento ao Servidor (DAS), atua de forma preventiva e curativa no atendimento aos servidores e seus dependentes. De janeiro a novembro deste ano, a DAS realizou mais de 8 mil atendimentos, na região metropolitana de Belém e interior do estado, com serviços de psicologia, enfermagem, fonoaudiologia, odontologia, psiquiatria e fisioterapia e serviço social. O objetivo é proporcionar assistência à saúde física e mental dos servidores, que atuam diariamente nos 144 municípios paraenses.
Para 2022, a DAS prevê a ampliação dos serviços itinerantes, com visitas regulares da equipe multidisciplinar nas unidades policiais da RMB e interior do Estado. Em Marabá, na região sudeste, a proposta é implantar um polo de atendimento psicossocial da DAS, para abranger servidores lotados neste regional.
"Além dos servidores, o serviço abrange também seus dependentes. A proposta da DAS é de proporcionar condições no âmbito biopsicossocial de melhoria da qualidade de vida e do desempenho profissional. Neste mês, DAS percorreu a região do Salgado, no nordeste paraense, em sua última ação itinerante de saúde do ano de 2021", informou a delegada Socorro Bezerra, titular da DAS.
Com 31 municípios beneficiados, os policiais civis receberam, ao longo do ano, atendimento da equipe multidisciplinar, que conta com profissionais da enfermagem, psicólogos e assistentes sociais da Polícia Civil.
"É uma ação de fundamental importância para os servidores, uma vez que são profissionais que se dedicam diariamente no atendimento ao público e na resolutividade de crimes. São profissionais que deixam a saúde de lado por conta da correria do dia a dia nas delegacias e diligências policiais", explicou o delegado-geral Walter Resende.
Cuidado
A DAS promoveu também campanhas de conscientização, como o "Outubro Rosa" e "Novembro Azul". Nessas campanhas, a equipe multidisciplinar da DAS ofertou exames, assim como a oferta de palestras com temas sobre saúde mental, entre diagnóstico, como lidar, tratamento e cura.