Semas forma primeira turma de agentes ambientais comunitários na Usina da Paz no Icuí
São 58 pessoas capacitados em coleta seletiva de resíduos sólidos e reciclagem, que vão contribuir para a preservação do meio ambiente
Entrega dos certificados com o titular da Semas, Mauro O’de AlmeidaA Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) formou a primeira turma de Agentes Ambientais nesta quarta-feira (22), na Usina da Paz (UsiPaz), do Território Icuí-Guajará, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB). O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida, entregou os certificados aos concluintes.
"O que me motivou a fazer este curso foi para educar, pra conscientizar mais a sociedade, porque muitas vezes as pessoas, até por não conhecerem, não sabem que existem as cooperativas, os locais adequados para destinação do lixo, e que existe uma forma mais sustentável de viver, organizar o lixo, reciclar, produzir e gerar fonte de emprego e renda”, disse Ana Paula Campello, moradora do Icuí.
Foram formados 58 agentes ambientais. Durante o curso, eles receberam aulas sobre coleta seletiva de resíduos sólidos e reciclagem, e debateram sobre os principais temas da atualidade relativos ao meio ambiente.
Usina da Paz, no Icuí. Do dia 11/11 a 17/12/2021 realizamos quatro atividades na Usina e capacitamos 58 comunitários. Durante o ano realizamos atividades nos sete territórios, sempre abordando as problemáticas ambientais, buscando construir soluções. Realizamos oficinas que proporcionaram geração de renda, e tudo alinhado à agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas)”, disse Andrea Monteiro, coordenadora de Educação Ambiental da Semas.Turma de agentes ambientais formada na Usina da Paz, do Território Icuí-Guajará