Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVIDÊNCIA

Governo do Pará entrega primeira agência do Igeprev em Castanhal

Por Governo do Pará (SECOM)
20/12/2021 18h59

O Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) inaugurou sua nova agência, em Castanhal, nesta segunda-feira (20). Essa é a primeira unidade a ser entregue como parte do plano de expansão do órgão previdenciário, que prevê a instalação de outras 12 agências em municípios de todas as regiões de integração até o final de 2022.

Com população estimada pelo IBGE em 205.667 habitantes, Castanhal é uma das principais cidades do nordeste paraense. Moradores de municípios vizinhos se dirigem para lá quando precisam de tratamentos de saúde, comércio e serviços. 

A agência de Castanhal será um polo para atendimento aos segurados das Regiões de Integração Rio Guamá e Rio Caeté, que abrangem, além de Castanhal, os municípios de Colares, Curuçá, Igarapé-Açu, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, Santo Antônio do Tauá, Santa Maria do Pará, Santa Izabel do Pará, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João da Ponta, São Miguel do Guamá, Terra Alta, Vigia, Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu.

A nova agência está localizada na avenida Marechal Deodoro, 253, no bairro Ianetama. O atendimento ao público será das 8h às 15h. Os atendimentos precisam ser previamente agendados, pelo site do Instituto.

Até a abertura da agência, os segurados do Igeprev, residentes em Castanhal e nas outras cidades do nordeste do Pará, recebiam atendimento em um núcleo do Igeprev, que funcionava em uma sala no prédio do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep), no bairro Santa Lídia.

Com a nova estrutura, a capacidade anual de atendimentos será ampliada para 6.720. Nos últimos cinco anos, o maior registro anual de atendimentos em Castanhal foi em 2018, quando 1897 beneficiários passaram pelo antigo núcleo. Em 2020 e 2021, o número de procedimentos diminuiu, o que pode ser atribuído às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

A agência conta com salas para atendimentos em psicologia, assistência social e perícia médica, além de auditório. O prédio foi adaptado para receber pessoas com mobilidade reduzida. No local, serão lotados oito servidores. 

A primeira cidadã a ser atendida na agência de Castanhal foi Auricelia de Castro Oliveira, Chefe de Seção de Pessoal do 3º Centro Regional de Saúde (CRS/Sespa), ela fez uma consulta sobre abono permanência.

Para Auricelia, a inauguração do agência do Igeprev em Castanhal vai facilitar o acesso aos serviços previdenciários a servidores que moram nos municípios do interior. “Em muitos casos, a pessoa é idosa e não tem condições de se deslocar até a capital. São inúmeros os benefícios que a agência em Castanhal vai proporcionar, não apenas aos aposentados e pensionistas, mas também aos servidores que estão aguardando aposentadoria e aos servidores que estão com os processos de abono de permanência em análise”, afirma.

De acordo com o presidente do Igeprev, Giussepp Mendes, a expansão do Instituto para o interior reflete o anseio da Administração Pública em facilitar o acesso aos serviços do regime previdenciário paraense. “O serviço previdenciário está mais acessível e humanizado. Queremos atender com conforto, e que o cidadão não saia da agência sem uma resposta efetiva para a sua demanda”, avalia.

Maria Antonia Quadros Rodrigues foi professora da rede estadual durante mais de 26 anos. Moradora de Bragança, a educadora precisou comparecer ao Igeprev para verificar os últimos procedimentos antes de sua aposentadoria. “Com a agência em Castanhal, fica bem mais fácil. Estou aguardando as últimas informações referentes à portaria da minha aposentadoria e teria que ir a Belém, até a sede. Já poderia ter ido antes, mas eu estava com medo de viajar, por causa da pandemia. Hoje, soube da inauguração em Castanhal e vim até aqui com meu filho”.

Estão em fase de adaptação os imóveis onde funcionarão as agências de Abaetetuba, Capanema, Santarém e Altamira.

Texto: Augusto Rodrigues