Condutores são capacitados pela Escola de Trânsito em São Miguel do Guamá
Vinte e oito mototaxistas, condutores de veículos de emergência e taxistas do município de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense, receberam na quarta-feira (29), de representantes do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) e da Prefeitura local, os certificados de conclusão de curso específico para quem está autorizado a prestar esses serviços.
O curso foi supervisionado por técnicos da Escola Pública de Trânsito do Detran e ministrado pela empresa Proquavi, credenciada pelo órgão de trânsito. De acordo com o gerente da instituição, Carlos Valente, a iniciativa é um grande avanço para esses segmentos, pois agora os condutores têm a garantia de que estão aptos para trabalhar. “Os profissionais enfrentavam dificuldades para conseguir se capacitar, pois o município mais próximo a oferecer esse tipo de qualificação é Castanhal. Nós fomos procurados pelo órgão de trânsito local e viabilizamos a ida de uma equipe ao município”, informou o gerente.
Na cerimônia, os representantes das categorias ressaltaram a importância do curso. “Perdíamos dias de trabalho tendo que se deslocar para outros municípios. Agora, melhorou”, disse José Aranha, da Cooperativa de Mototaxistas. Roberto Dutra, diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), parabenizou os concluintes e agradeceu à Escola Pública de Trânsito. “Nós fomos muito bem recebidos pela gerência da EPT, que viabilizou a realização dos referidos cursos em nossa cidade, facilitando para que uma parcela significativa dos profissionais que atua nesse serviço possa estar qualificada”, acrescentou.
A representante do Detran na solenidade, a agente de Educação Vivyan Mendes, frisou a economia de tempo que os profissionais da área ganharam. “Seria muito mais oneroso para os profissionais terem de se capacitar em outro município, fora os dias de trabalho que perderiam. Enquanto representantes da EPT, estamos à disposição e contentes em ter proporcionado a realização desse curso”, declarou.