Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONQUISTA

Governo avança em regularização fundiária em Barcarena

Mais de 80 famílias de produtores rurais foram beneficiadas com títulos definitivos de terra neste sábado (18). Seis áreas também foram regularizadas para instalação de equipamentos públicos

Por Dayane Baía (ARCON)
18/12/2021 16h10
  • Garantir o direito à propriedade é uma das prioridades do Governo do Pará. Neste sábado (18), 86 famílias de produtores rurais de Barcarena foram contempladas com o título definitivo de suas terras, além de terrenos para construção de obras públicas, como a Câmara de Vereadores e o Hospital Municipal.

O ato de entrega ocorreu com a participação do governador Helder Barbalho. “A regularização fundiária é fundamental e nós temos buscado com que o Iterpa seja um órgão que efetivamente garanta o título de terra, o direito à propriedade, a segurança jurídica. Eu festejo que aqui em Barcarena estejamos avançando na regularização e hoje realizando o sonho de dezenas de famílias que passam a ter o seu título e a segurança de morar na sua terra”, afirmou Helder.

De acordo com Bruno Kono, presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), a regularização era muito esperada. “Estamos entregando títulos para 86 famílias, além do título coletivo para a Associação Agroextrativista e a regularização de seis áreas para a instalação de equipamentos públicos”, afirma.

Edimar Ferreira é um dos produtores contemplados junto aos quatro filhos. “A partir desse momento vai ficar melhor; esperamos há 16 anos. Plantamos pimenta-do-reino, açaí, cacau e agora, com o título, dá uma garantia”, celebra.

João de Deus Conceição Campos, presidente da Associação Agroextrativista de Trabalhadores Rurais de São Felipe, falou sobre a importância para a comunidade. “A espera era grande e agora vamos conseguir alavancar, teremos oportunidade de fazer empréstimo e outras oportunidades para a nossa produção. Estamos muito felizes”, destaca.