Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM 45 ANOS

Codec incentiva atração de investimentos e incremento das ações de desenvolvimento industrial do Pará

Companhia conta com, atualmente, 238 empresas instaladas, sendo 173 em plena atividade nos mais diversos setores econômicos

Por Luana Laboissiere (SECOM)
17/12/2021 10h37

Responsável por desenvolver ações que favoreçam a concretização de novos investimentos no Pará, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado (Codec) completa seus 45 anos de fundação com importantes perspectivas econômicas para a população paraense. A Codec possui atualmente 238 empresas instaladas, sendo 173 em plena atividade nos mais diversos setores econômicos, além da geração de emprego e renda para milhares de paraenses em todas as regiões do estado.

Além dos quatro Distritos Industriais instalados no Pará, ações entre o governador do Estado, Helder Barbalho, e Codec estão em fase avançada para a implantação do Condomínio Industrial de Castanhal e Distrito Industrial de Breves, Santarém e São João de Pirabas. As novas implantações vão acabar com um hiato de mais de 30 anos desde a implantação do último Distrito Industrial paraense. 

Ao fazer um balanço dos três anos à frente da Companhia, criada em 17 de dezembro de 1976, o presidente, Lutfala Bitar, frisa que um dos principais marcos de finalidade do órgão estadual é o esforço pela industrialização do estado e pela transformação do extrativismo na priorização de produtos finais verticalizados.

“Com essa finalidade é que foram criados os Distritos Industriais do Pará, que estimulam e incentivam a instalação de indústrias especializadas em vários setores. Ao assumirmos, nós encontramos a Codec com quatro distritos industriais e, em pouco tempo, já estamos em vias de implantar o quinto, sexto e sétimo Distritos, que serão em Castanhal, Breves e logo depois o de Santarém, além de estar caminhando também as negociações para implantar uma DI em São João de Pirabas. Isso é de uma importância sem igual para a melhoria da economia do nosso Estado. Tudo isso faz parte das políticas de atração de investimentos propostas pelo governador Helder Barbalho, através das metas do Plano Plurianual, o PPA)”, afirma o presidente.

Na cidade modelo, a Codec projeta a criação de um condomínio de 143 hectares com um total de 191 lotes, que serão negociados a preços subsidiados e que, inicialmente, contemplarão os setores da construção civil, alimentos, logística, comércio e serviços, agroindústria, metalurgia e marcenaria, com possibilidade de abranger outras áreas. A expectativa é de que o empreendimento resulte na geração de mais de 10 mil novos empregos diretos e indiretos.

“Castanhal é um município muito importante econômica e socialmente no estado do Pará e a localização de um Condomínio Industrial lá é de uma importância sem igual para o nosso desenvolvimento. A proximidade do município com a capital também faz com que as indústrias lá instaladas propiciem, naturalmente, uma repercussão econômica muito grande em toda a região”, afirma o titular da Codec.

 

Investimentos

Nos quatro Distritos Industriais já existentes, como resultado de um trabalho de prospecção e acompanhamento das intenções de investimentos, a previsão é de que novos negócios movimentem, gerando 6 mil empregos diretos e 12 mil indiretos em Ananindeua, Barcarena, Belém e Marabá, principalmente nos setores da mineração, energia solar, logística, alimentos, fertilizantes, biodiesel e construção civil.

 

Parceria

Em uma articulação com as prefeituras e entidades ligadas ao setor produtivo, a Companhia de Desenvolvimento Econômico também realiza o mapeamento dos melhores destinos para investimentos no Estado. Os Guias do Investidor digitais, publicados no portal Invest Pará, são resultado desse amplo processo de diálogo aberto com as gestões municipais, que envolve ainda a realização de capacitações para servidores locais, ações de divulgação dos municípios, além da elaboração de um planejamento estratégico para o fortalecimento das principais cadeias produtivas regionais.

Texto: André Moura/Ascom Codec