Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Celebrações natalinas mudam rotina de pacientes no Hospital de Clínicas

A comemoração contou com a presença da primeira-dama do Estado do Pará, Daniela Barbalho

Por Marcelo Leite (COSANPA)
16/12/2021 15h32

A distribuição de presentes e as mensagens de esperança marcaram, mais uma vez, a tradicional celebração de Natal da Fundação de Clínicas Gaspar Vianna (HC) para as crianças em tratamento cardiológico na instituição que é referência para a especialidade no Pará. A comemoração foi realizada nesta quinta-feira (16), e contou com a presença de um Papai Noel voluntário e da primeira-dama do Estado do Pará, Daniela Barbalho, que festejou o retorno ao hospital para a continuidade de ação não realizada em 2020, em função da pandemia. 

“Em 2020, não pudemos estar aqui, mas o Natal não deixou de ser celebrado. Hoje, mesmo que de forma mais discreta, retornamos ao hospital de clínicas para este momento que simboliza a renovação das energias, da esperança e da fé e para entregar um abraço de carinho a todas as famílias que estão longe de casa, mas que certamente se reencontrarão em breve”, disse Daniela Barbalho. 

Entre as crianças presenteadas na ação estava a pequena Lais Isadora, de apenas dois anos. Internada há quase 20 dias, ela se recupera de uma cirurgia no coração e, antes do retorno para casa, pode encontrar-se pela primeira primeira vez com o bom velhinho das histórias infantis. “Desde que nasceu, ela ficava muito cansada quado saía de casa ou brincava com outras crianças, por isso sempre procuramos protegê-la de alguma forma. Então hoje foi a primeira vez que ela viu um Papai Noel”, conta Tereza Nunes, mãe de Lais. 

Durante as celebrações, cerca de 40 brinquedos foram distribuídos para as crianças internadas na Clínica Pediátrica e nas unidades de terapia intensiva neonatal e pediátrica do hospital. Ao longo da semana, outras entregas serão feitas para os usuários em atendimento no ambulatório.

Margareth Braun, presidente do Hospital de Clínicas, reforçou a importância da celebração da data diante das circunstâncias de muitas famílias, que acabam não vivendo esse momento, em função do tratamento. “Para nós que convivemos com crianças em tratamento de saúde, esse é mais um momento que podemos dar um pouco mais de alegria a esses pacientes, de transformarmos o hospital em um pedaço da casa destas famílias para que elas possam viver o Natal e outras datas festivas, o que também é importante para os profissionais que se envolvem na organização, na arrecadação de brinquedos”, pontou a presidente.