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Sejudh finaliza Caravana de Cidadania e Direitos Humanos com mais de 1.400 atendimentos

População teve acesso facilitado a serviços como emissão de carteiras de identidade, orientação do Procon Pará e emissão de ofícios para a segunda via das certidões de nascimento e óbito

Por Gerlando Klinger (SEJU)
15/12/2021 11h33

Depois de realizar atendimentos nas zonas rural de Marabá e Itupiranga, a Caravana de Cidadania e Direitos Humanos, que a Sejudh está promovendo pela região sudeste do Pará, finalizou as atividades na cidade de Novo Repartimento, sudeste do Pará, na última quarta-feira (15), com mais de 1.400 atendimentos prestados à população.

Antônia Teixeira foi beneficiada com a CaravanaNa Vila do Cupu, em Marabá, e do Cruzeiro do Sul, em Itupiranga, lugares que receberam pela primeira vez uma ação do Governo do Estado, foram prestados mais de 900 atendimentos aos moradores, que procuraram principalmente pela emissão de carteiras de identidade, orientação do Procon Pará e emissão de ofícios para a segunda via das certidões de nascimento e óbito. 

Já na cidade de Novo Repartimento, nos dois dias de ação, mais 500 pessoas estiveram presentes para garantir os serviços oferecidos. Moradora de uma comunidade ribeirinha da cidade, dona Antônia Teixeira, de 75 anos, garantiu um novo documento para evitar problemas na realização de serviços bancários. “Eles barraram duas vezes minha identidade antiga na casa lotérica e fiquei sem receber dois meses meu beneficio”, afirmou a aposentada.

Resultados

A coordenadora dessa etapa da Caravana, Tilene Almeida, comemorou os resultados alcançados. “Estamos vendo o Governo do Estado, por meio da Sejudh, chegando a lugares que nunca antes havia chegado, trazendo cidadania, direitos humanos e esperança para o povo que mora em lugares mais distantes do estado do Pará”, declarou a assessora de Gabinete da Sejudh.

Nas ações houve também atendimentos do Procon Pará, a abertura de chamados para que as empresas possam responder as demandas dos consumidores que moram especialmente em lugares mais distantes de grandes centros urbanos. A Vila do Cupu, em Marabá, fica distante 280 km da sede da cidade, já a Vila do Cruzeiro do Sul, a 230 km da sede de Itupiranga. 

A técnica do Procon Pará, Isabel Santiago, explicou o passo a passo do atendimento ao consumidor. “Nós fizemos a Carta de Investigação Preliminar (CIP) e assim que tivermos algum retorno da concessionária de energia elétrica, vamos entrar em contato com o consumidor”, afirmou ela.

A CIP é um documento enviado diretamente para o fornecedor. Nela, constam a narrativa feita pelo consumidor sobre o problema, os documentos que comprovem o suposto dano e a norma violada, dentro do Código de Defesa do Consumidor.

Todos os documentos emitidos nesta Caravana de Cidadania e Direitos Humanos da Sejudh serão entregues à população em um prazo de 30 dias.