Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Nova sede da unidade da Adepará em Altamira vai impulsionar o agronegócio

O novo prédio, que abriga a Gerência Regional de Altamira e a Unidade Local de Sanidade Agropecuária, foi entregue pelo governo do Estado

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
14/12/2021 20h46

A Regional de Altamira, município do Oeste do Pará, tem nova sede, que sediará a Gerência Regional de Altamira e a Unidade Local de Sanidade Agropecuária (Ulsa), da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), a partir desta terça-feira (14). O prédio foi entregue pelo governador Helder Barbalho, acompanhado por gestores e demais servidores da Agência no município.A entrega da sede da Adepará em Altamira, pelo governador Helder Barbalho, teve a presença de autoridades e produtores da região

Localizada no centro da cidade, na Avenida Coronel José Porfírio, em frente ao campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), a nova sede tem melhor estrutura, para oferecer mais conforto e segurança aos servidores e produtores da região. O prédio tem ampla sala de atendimento aos produtores, dois laboratórios de manipulação (um para produtos da área animal e outro para a área vegetal), salas para setores internos, banheiros, copa, amplo estacionamento e grande área externa.

Segundo Helder Barbalho, a nova sede proporcionará mais conforto aos produtores da região e servidores da Adepará. Com melhor infraestrutura, acrescentou o governador, a Agência de Defesa se fortalece para auxiliar toda a cadeia produtiva do agronegócio paraense, gerando empregos e renda para a população.Governador Helder Barbalho durante a visita às novas instalações

Agronegócio - A Adepará tem como missão planejar e executar ações que promovam a sanidade e a qualidade da produção agropecuária, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e competitivo do agronegócio no Pará.

“Esse aporte de investimento na estrutura administrativa da nossa Agência proporciona mais segurança e conforto para servidores e produtores, além da efetivação das atividades de campo, de defesa agropecuária e, consequentemente, fortalecendo nossa agroprodução. Uma vez fortalecidas as estruturas física e humana, o campo fica livre de pragas, com sua sanidade preservada, e tudo isso leva ao fortalecimento do agronegócio, que é a missão da Agência”, frisou o diretor-geral da Adepará, Jamir Paraguassu Macedo.

Estruturação - A defesa agropecuária atua diretamente na proteção das unidades agrícola e pecuária, evitando a introdução de pragas e doenças, e valorizando a produção agropecuária do Pará, em quantidade e qualidade.As novas instalações ampliam o atendimento aos produtores dos municípios atendidos pela Regional

Neste ano, a Regional de Altamira também recebeu quatro caminhonetes novas, sendo três modelo Pickup 4x4 e um modelo Duster, que fazem parte da reestruturação da frota, que terá 105 viaturas novas exclusivamente para atividades de campo, sendo 90 modelo Pickup 4x4 e 15 modelo Duster.

A nova sede fica no centro da cidade de AltamiraPara o gerente Regional de Altamira, Ary Cavalcante, a melhor estruturação do setor agropecuário tem reflexos diretos na produção e no desenvolvimento do Pará. “Composta de oito municípios, a Regional de Altamira é uma das mais estratégicas para o Estado. Contribui com 9% de todo o trânsito de bovinos; contabiliza mais de 2 mil propriedades rurais e conta com um rebanho de 2.123.000 bovídeos. A Regional também registra a maior produção de cacau do País, e ainda a produção de abacaxi, açaí, banana, cana-de-açúcar, goiaba, pimenta-do-reino, soja e outros produtos.

Todo o trabalho da Agência de Defesa Agropecuária cumpre a missão de valorizar o agronegócio paraense, conforme o Plano Plurianual 2022-23 (PPA).