Estudantes participam de programação de Natal na Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua.
Quase 50 estudantes participaram da programação ‘Natal Contado e Encantado: O presente da biblioteca’Animada, assim estava a estudante do 5° ano do ensino fundamental, Gabriele Albuquerque, de 10 anos. Ela foi uma das participantes da ação ‘Natal Contado e Encantado: O presente da biblioteca’, realizada esta manhã (14), na Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua. “Estou muito feliz por estar aqui, está sendo muito legal, já que eu gosto bastante de ler. A atração que eu mais gostei foi a do teatro com fantoches”, disse a estudante.
Diretora Suzana TotaA atividade reuniu cerca de 50 estudantes de 9 a 11 anos de idade, do 4° e 5° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Deputado Armando Corrêa e foi realizada pela Fundação Cultura do Pará (FCP), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que tem como objetivo contribuir para a formação de novos leitores no município de Ananindeua. “Como estamos na época do Natal, pensamos em fazer uma programação voltada para a época e criamos uma peça, apresentada através de teatro de fantoche, onde foi abordada a importância da leitura, das crianças serem estimuladas a lerem junto com a família. A leitura estimula a criatividade, o conhecimento e a busca pela informação, então esse é o objetivo principal da ação. Além disso, essa parceria com a Usina da Paz e a Seduc, é de extrema importância’’, destacou a diretora de leitura e informação, Suzana Tota.
Durante o evento, foi realizada apresentação de fantoches, contação de histórias e apresentação musical. "Hoje nós revivemos o espírito natalino através da contação de história e sem deixar de pensar na leitura e na escrita, no desenvolvimento através desses contos. Com isso, nós estendemos a biblioteca até o teatro, trazendo a leitura de uma forma diferenciada. É o livro e a letra se tornado vivos e trazendo encanto para as crianças", afirmou a técnica pedagógica da Seduc, Simone Tota.O estudante Daniel Dutra: "encantado com a Usina"
O estudante do 5° ano, Daniel Dutra, 10 anos, contou que estava encantado com as instalações da Usina da Paz e com as apresentações. "Eu estou achando tudo muito legal, gostei muito de ter vindo aqui e ter participado desse evento. A Usina da Paz é muito bonita e o teatro também", disse o estudante.
O frentista Emerson Costa foi levar a filha Estefani Caroline, 10 anos, para participar da ação. Ele contou que aprovou a iniciativa. "Eu achei essa programação muito importante para o desenvolvimento da criança, além da interação entre as crianças, a Usina e a escola. Eu estou admirado com esse espaço que está trazendo muitos benefícios para a população", disse o pai da estudante.Emerson Costa aprovou a programação, que teve a participação de sua filha Estefani