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JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS

Novo Repartimento recebe ações da Caravana de Cidadania e Direitos Humanos da Sejudh

A emissão de documentos é um dos serviços da iniciativa que tem a parceria da Polícia Civil e da Defensoria Pública do Estado, e seguirá até esta quarta-feira (15)

Por Gerlando Klinger (SEJU)
14/12/2021 13h29

Morador de Novo Repartimento é atendido por servidora estadual na Caravana de Cidadania e Direitos da SejudhNesta terça-feira (14), a cidade de Novo Repartimento, no sudeste paraense, recebeu mais uma etapa da Caravana de Cidadania e Direitos Humanos, que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), promove desde a semana passada. As ações contam com apoio da Polícia Civil e da Defensoria Pública do Estado.

A emissão de documentos é o serviço mais procurado tanto na sede do município, quanto na zona rural. A ação também assegura atendimentos do Procon Pará e a emissão de ofícios para a retificação e, ainda,  a segunda via das certidões de nascimento e óbito. 

Neiva Borges, 34 anos, retirou a terceira via da identidade. A moradora da zona rural foi uma das primeiras a chegar na Escola José Cícero da Silva. “Tive um problema e perdi as duas últimas carteiras. Essa caravana foi muito boa porque consegui outra rapidamente, agora vou poder fazer meu cadastro na prefeitura. O atendimento foi muito bom aqui", disse a moradora de Novo Repartimento.A ação da Sejudh movimentou a Escola José Cícero da Silva

Atendimento ao Consumidor

Raimundo da Silva Santos procurou as técnicas do Procon Pará para reclamar o preço abusivo na conta de energia elétrica. Ele relatou que, depois que instalou placas de energia solar em sua residência, a concessionária de energia elétrica passou a aferir de forma presumida o consumo de energia da casa dele. 

“Depois que as placas foram instaladas, comuniquei à Equatorial que fizesse a readequação na conta de energia. Só que, desde então, não vão fazer a aferição no medidor da minha casa e só fazem de forma presumida. Este mês, por exemplo, o talão de energia veio no valor de R$ 450”, afirmou o consumidor.

A técnica do Procon Pará, Isabel Santiago, explicou o passo a passo do atendimento ao consumidor. “Nós fizemos a Carta de Investigação Preliminar (CIP) e assim, que tivermos algum retorno da concessionária de energia elétrica, vamos entrar em contato com o consumidor”, afirmou ela.

A CIP é um documento enviado diretamente para o fornecedor. Nela, constam a narrativa feita pelo consumidor sobre o problema, os documentos que comprovem o suposto dano e a norma violada, dentro do Código de Defesa do Consumidor.

A ação na cidade de Novo Repartimento continua nesta quarta-feira (15), com a emissão de mais de 300 carteiras de identidade, ofício para os cartórios e, ainda, atendimento do Procon Pará.