Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFORÇO

Governo do Pará entrega 28 caçambas para manutenção de estradas vicinais em municípios

Equipamentos adquiridos mostram compromisso do governo estadual em ampliar investimentos em infraestrutura de transportes em todo o Pará

Por Kátia Aguiar (COHAB)
13/12/2021 12h29

Vinte e oito caçambas deverão reforçar o trabalho de conservação e manutenção de estradas vicinais dos municípios paraenses. A entrega dos veículos foi feita nesta segunda-feira (13), pelo governador Helder Barbalho, em ato que ocorreu no Palácio dos Despachos, em Belém, com a presença de prefeitos, deputados estaduais federais e demais autoridades.

Os caminhões com tração e caçamba basculante se somam ao conjunto de investimentos feitos pelo Governo do Estado em infraestrutura de transportes em todo o Pará, que vem adquiririndo equipamentos para os municípios visando atender demandas, como recolhimento de lixo, de infraestrutura urbana, de melhoria das estradas vicinais, sendo fundamental na oferta de serviços de qualidade e objetivando reduzir o custo com alugueis de equipamentos que acabam impactando nas finanças dos municípios.

"E eu festejo hoje esse investimento e a parceria dos nossos deputados e dos nossos senadores que permitem com que junto com o Governo do Estado nós possamos entregar 28 equipamentos, caçambas basculantes traçadas que chegam para ajudar estas cidades e, acima de tudo, cuidar da nossa população", destacou o governador.

Helder Barbalho declarou que tem com clareza a dimensão territorial do estado e que é necessário um enfrentamento na sua infraestrutura para melhorar as estradas vicinais, as estradas centrais estaduais, para que "nós possamos facilitar a vida das pessoas e integrar as regiões e claro, com a competitividade do produto através de uma logística adequada, gerar emprego, gerar renda. E isto o Governo do Estado tem buscado fazer em todas regiões do Pará e dialogar para que os benefícios cheguem aos 144 municípios paraenses" frisou o  governador.

O recurso utilizado para aquisição do veículos é resultado de emenda parlamentar da bancada paraense. O titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Adler Silveira, enfatiza que o Pará é um estado de dimensões continentais, que o Governo já tem sob sua  responsabilidade a gestão dos 7.800 km de estrada, mesmo assim também se dispõe a efetuar parceria com os municípios, garantindo que aquela rodovia, que não é estadual, possa também receber manutenção e a partir daí trazer benefícios para população.

"O Estado também entra com convênios na questão da aquisição com óleo diesel para o maquinário desses municípios e a partir daí, essa parceria se desdobra em benefício da população, em rodovias com uma melhor qualidade e acima de tudo, para transformação para o melhor da população do nosso estado", disse Adler.

Jaime Silva, prefeito de Óbidos, no Baixo Amazonas, destaca que hoje com o governador leva a marca do trabalho como chefe do Executivo Estadual até a região. "Já perdi as contas de quantas vezes o  governador Helder Barbalho esteve no meu município dando assistência, levando obras, serviços, dando  todas as condições para que a gente possa fazer nosso trabalho em benefício da população. Uma delas, de inúmeras que ele tem feito na nossa região, mas só uma que vai integrar toda região da Calha Norte, que é o asfaltamento da PA-254, da PA-437 de Óbidos, que liga Óbidos à PA-254. Isso é sonho antigo, reivindicado por todos, por toda aquela população que vivia ali isolada e no abandono, e agora não, então eu queria aqui que nesse momento aproveitar a oportunidade pra agradecer nosso governador", disse.

Miguel Júnior é prefeito de Bujaru e agradece pela parceriaO prefeito Miguel Júnior, de Bujaru, detalhou que o investimento em infraestrutura de transportes ocorre em várias frentes no seu município. "A chegada da caçamba é de grande importância no nosso município, que tem uma malha também de muitos ramais. E ainda lá no município nós estamos com as obras da Perna Leste,  da PA-140 que liga Santa Izabel a Bujaru,  que ajudam diretamente no nosso município. Então a gente só tem agradecer o Governo do Estado por todas essas obras que tem beneficiado não só a população de Bujaru, mas todo o estado", enfatizou. 

Foram contemplados  ainda com a entrega das caçambas  basculantes os seguintes municípios: Abaetetuba, Acará, Alenquer, Altamira, Ananindeua, Aveiro, Brasil Novo, Bujaru, Capanema, Curuçá, Dom Eliseu, Goianésia do Pará, Igarapé-Miri, Juruti, Moju, Mojuí dos Campos, Ourém, Paragominas, Prainha, Rio Maria, Santa Luzia do Pará, São Miguel do Guamá, Ulianópolis, Vigia de Nazaré e Viseu.