Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CELEBRAÇÃO

'Preamar das Festas' oferece vasta programação nos espaços de cultura e lazer

Cumprindo as medidas de proteção à Covid-19, o público terá acesso a atrações em vários equipamentos, como Estação Cultural de Icoaraci e Theatro da Paz

Por Governo do Pará (SECOM)
10/12/2021 17h59

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza em dezembro mais uma edição do “Preamar das Festas”, uma programação cultural extensa, voltada para toda a família, para celebrar as festas de final do ano com exposições, exibição de filmes, oficinas e apresentações musicais nos diversos espaços cultuais e de lazer da Secult.

A programação começará neste domingo (12) e vai prosseguir até 31 de dezembro. A primeira atração será na Estação Cultural de Icoaraci (distrito de Belém), com a exibição, das 09 às 13 h, do filme infantil “Luca”, uma iniciativa do projeto social Cine Chibezinho.

No mesmo local, até o dia 16, o público poderá visitar a exposição “Identidade cultural da cerâmica de Icoaraci”, com a curadoria de Lecinda Chagas. O projeto, premiado pela Lei Aldir Blanc, traz peças que contam a história da cerâmica do Paracuri, desde a implantação da primeira olaria no bairro, em 1705. A visitação é gratuita, das 09 às 17 h, de terça-feira a domingo. No dia 17 de dezembro, as 19 h, a Cia. Amazônica de Danças apresentará o espetáculo “Amazônia corpo”.

A partir do dia 18, a Estação Cultural receberá a exposição “De frente pro sol: arte, artesania e os sons da vila”, projeto que envolve exposição de artes visuais, audiovisual, cerâmica, música e dança. No mesmo dia, as 19 h, o show fica a cargo da Orquestra Metropolitana. No dia 19, as 19 h, haverá a apresentação do Conjunto de Carimbó “Águia negra e Silvio Barbosa com a flauta de barro”.

Na semana do Natal, alguns espaços de cultura, como o Parque da Residência, Parque Urbano Porto Futuro e Memorial da Cabanagem, recebem iluminação especial natalina.O Theatro da Paz terá entre as atrações do "Preamar" a apresentação da 9ª Sinfonia de Beethoven

Palestra - O Theatro da Paz também integra a programação do “Preamar das Festas”. No dia 16, as 18h30, a professora de Filosofia Lúcia Helena Galvão Maya, que atua há mais de 30 anos ministrando aulas e palestras sobre temas da área, faz palestra para marcar o encerramento do III Curso de Formação em Ópera. Em seguida, 80 alunos (40 técnicos e 40 cantores) receberão os certificados de conclusão do curso, presencialmente. As 20 h, 20 cantoras e cantores líricos se apresentarão em um recital de canto e piano, aberto ao público.

A programação no Theatro da Paz continuará no dia 20, as 20 h, com o concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), apresentando um dos mais belos clássicos de Ludwig van Beethoven - a 9ª Sinfonia. O espetáculo, que também marca os 25 anos de criação da OSTP, terá como convidados especiais na plateia membros das bandas da Guarda Municipal de Belém, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, além do público em geral. No dia 21, no mesmo horário, haverá reapresentação do espetáculo, aberto ao público.

Em 22 de dezembro, a Amazônia Jazz Band (AJB) voltará aos palcos do Theatro da Paz, como parte da programação do “Preamar das Festas”, e traz como convidados especiais, na plateia, pessoas atendidas pelo Programa Territórios pela Paz (Terpaz), e no palco o coro jovem Vale Música, entre outros convidados.

Protocolos sanitários - Com as mudanças estabelecidas pelo Decreto Estadual n° 2.044/2021, de 06 de dezembro de 2021, o Theatro da Paz voltou a operar com a capacidade máxima de lotação, porém com um rigoroso processo de controle sanitário.

Para acesso ao espetáculo, além do uso obrigatório e permanente de máscara, são cobrados o documento de identificação e o comprovante de vacinação completo contra a Covi-19. Serão dispensadas apenas pessoas que não podem ser vacinadas, mediante apresentação de atestado médico que impossibilite a administração de quaisquer vacinas ofertadas pelo sistema de saúde.

Texto: Josie Soeiro – Ascom/Secult