Encontro de gestores do setor agropecuário da região Norte promove intercâmbio de informações em Manaus
Secretário Giovanni Queiroz ao lado do secretário do Amazonas e mais o Nenê Junqueira, secretário de estado de produção e agronegócio do acreCom a finalidade de promover intercâmbio de informações para a construção de um planejamento estratégico de desenvolvimento da região Amazônica no setor primário, foi realizado nesta quinta-feira (9),
em Manaus, no estado do Amazonas, reunião com todos os secretários estaduais de agricultura/produção rural da Região Norte. O Pará foi representado pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Giovanni Queiroz.
A programação faz parte da 43ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) que começou nesta quinta-feira e ocorrerá até o próximo domingo (12), com entrada gratuita. O evento acontece no Kartódromo da Vila Olímpica de Manaus, no bairro Alvorada.
Para Giovanni Queiroz, o encontro de todos os gestores do setor agropecuário é uma oportunidade de troca de opiniões e informações para se ter planejamento de estratégias de desenvolvimento da região.
"Hoje somos muitos vigiados sobre a questão ambiental mas nós temos clareza de que não precisamos mais derrubar nehuma árvore para alcançarmos o desenvolvimento desejavel da região. Ao contrário, podemos até reflorestar com florestas produtivas e remunerar melhor o nosso agricultor familiar", destacou o secretário de desenvolvimento agropecuário.
Giovanni Queiroz ( ao meio) com o secretário de Produção Rural do Amazonas, Petrucio Magalhães Jr. e secretário-adjunto de pesca e aquicultura, Leocy Cutrim.Ele ressaltou, também, que os gestores do setor rural estão discutindo e pleiteado através do encontro questões como a intensificação da produção de pescado e fortalecendo o desenvolvimento de culturas típicas da região, como o açaí, o cacau, o café (que é destaque em Rondônia) entre outros. "Nós podemos com isso alavancar a economia de todos os estados da região, particularmente do Pará, que tem uma área alterada maior que os demais.Portanto, essa programação é uma experiência que se troca para aprimorarmos nosso processo de desenvolvimento", observou Giovanni Queiroz.
A Expoagro é realizada pelo Governo do Amazonas, por meio, da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepro). Simultaneamente ocorre o II Seminário de Bioeconomia do Amazonas. Para participar da programação – que está sendo realizada no formato presencial e virtual – o público precisa apresentar a carteirinha comprovando a vacinação contra a Covid-19.
O secretário Giovanni Queiroz foi recepcionado em Manaus pelo secretário de Produção Rural do Amazonas, Petrucio Magalhães Jr. e pelo secretário-adjunto de pesca e aquicultura, Leocy Cutrim.
Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap