Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Cefor celebra 4 anos e apresenta avanços em cerimônia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/12/2018 00h00

Em 2014, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) criou o Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), com a perspetiva de apropriação das metodologias formativas e de transferência de tecnologia. Nesta segunda-feira (3), o Centro comemorou os quatro anos de criação durante cerimônia realizada no Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP), prédio histórico que abriga o Cefor. Participaram professores, formadores, a secretária de Educação do Estado, Ana Cláudia Serruya Hage e o secretário Adjunto de Ensino, José Roberto da Silva.

Atualmente, o Cefor atende prioritariamente os projetos pedagógicos administrados pela Secretaria Adjunta de Ensino (Saen) e constitui uma coordenação da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas vinculada à Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (Sagep), cuidando da elaboração, planejamento e execução das formações em diferentes áreas.

Paralelamente, o centro também propõe capacitações pertinentes à realidade do estado e atende demandas específicas que podem ser solicitadas por municípios, especificamente aqueles que aderiram ao Pacto pela Educação.

A cerimônia de aniversário apresentou os avanços do Cefor, como a oferta de cursos de formação EaD, por meio da plataforma Google Education. Cerca de 300 profissionais já foram capacitados nesta modalidade de formação. O vídeo institucional do Centro também foi lançado.

“Temos muito a comemorar nestes quatro anos. Ao longo de sua trajetória, o Cefor contribuiu para a formação de cerca de 21 mil profissionais da Educação paraense”, diz o coordenador do Cefor, Francisco Augusto Paes.

Para a secretária Ana Cláudia Serruya Hage o objetivo é fortalecer o Centro. "Nesta gestão, cada formação contribuiu para a transformação e não somente para os dados estatísticos. O papel da Seduc é dar assistência técnica para todos os municípios do Estado e são muitos os que solicitam essa formação. Isto é o reflexo de um trabalho bem feito”, pontuou.

Além dos cursos de formação, o Cefor trabalha ainda com duas revistas: a “InFormação”, voltada para a divulgação de trabalhos acadêmicos e científicos e a “Entre Saberes”, que dá visibilidade aos trabalhos de professores.

Reconhecimento - A premiação do 11º Prêmio Professores do Brasil encerrou a programação especial. O prêmio “Professores do Brasil” foi instituído em 2005 pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), juntamente com instituições parceiras. Ao longo das sucessivas edições foram premiadas experiências bem sucedidas, criativas e inovadoras, desenvolvidas por professores da educação básica pública. Este ano, o Pará recebeu três prêmios na categoria regional e garantiu o primeiro lugar na categoria nacional. Confira aqui o resultado e os professores contemplados no Estado.