Estudantes de Santa Maria do Pará visitam Mangal das Garças
A manhã desta quarta-feira, 5, foi de mudança na rotina para cerca de 70 crianças da Escola Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no município de Santa Maria do Pará. Os alunos do 5ª ano do Ensino Fundamental viajaram até a capital para participar de uma visita guiada no Mangal das Garças, onde vivenciaram momentos de lazer e educação ambiental.
Já se tornou tradição entre pais, alunos e professores da unidade se ensino vir até a capital para participar do projeto de Visita Monitorada no Parque. Todos os anos, os alunos da turma do 5ª ano participam do passeio no Mangal. “Nossa escola oferece turmas do 1º ao 5ª ano, então a vinda até Belém e ao Mangal fazem parte do encerramento de um ciclo com essas crianças que vimos crescer e aprender”, conta a professora Virgínia de Nazaré.
Durante a visita, as crianças aprenderam curiosidades e o cotidiano dos animais do Parque, bem como sobre a Amazônia, tudo de forma interativa. Os alunos conheceram todos os espaços do Mangal, entre eles o borboletário e o viveiro dos pássaros. Além disso, ficaram impressionados com o momento de alimentação das garças.
Marcos Cunha, de 10 anos, visitava o Mangal pela primeira vez e contou o que mais chamou a atenção dele. “Gostei muito da parte das borboletas e das aves. As borboletas são bonitas e tinha a olho de coruja, que eu gosto muito pela capacidade que ela tem em se camuflar”, disse.
O Projeto Visita Monitorada é uma realização da OS Pará 2000, que além de administrar o Mangal, também é responsável pela gestão de complexos como a Estação das Docas e o Parque Estadual do Utinga (Peut), locais onde também ocorre o projeto.
Agendamento - O agendamento da visita monitorada pode ser realizado diretamente pelo site do Mangal, ou através do envio de ofício para o endereço eletrônico: agendamento@mangalpa.com.br. Já para agendar uma vista na Estação das Docas o endereço eletrônico é agendamento@estacaodasdocas. Para o Parque Estadual do Utinga é necessário preencher um formulário no site www.ideflorbio.pa.gov.br.