Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"RIOS DE TALENTOS"

Seel conclui curso de canoagem em São Domingos do Capim

Capacitação reuniu profissionais de educação física, acadêmicos da área, praticantes de canoagem e interessados em aprender sobre a modalidade

Por Luana Laboissiere (SECOM)
04/12/2021 12h32

Conhecer o meio hidrográfico e lidar com as particularidades de cada pessoa foram alguns dos assuntos abordados no curso de capacitação do projeto "Canoagem Pará - Rios de Talentos", realizado no município de São Domingos do Capim, região nordeste do estado. A capacitação foi uma iniciativa da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e se encerrou neste sábado (04), reunindo 18 pessoas, entre profissionais de educação física, acadêmicos da área, praticantes de canoagem e interessados em aprender sobre a modalidade. 

O curso de nível 1 foi ministrado pelo professor Roberto Ruffeil,: "Abordagem histórica de canoagem e meio ambiente"; "habilidades determinantes do remo e caiaque"; "técnicas de canoa e caiaque", e as noções de procedimentos didáticos, primeiros socorros, prática de natação e gestão do núcleo. 

Participante Douglas AndradeAs aulas práticas visaram proporcionar um contato maior com a realidade do esporte aquático, por meio de técnicas que trabalham a coordenação dos movimentos e o equilíbrio.

"Segundo a avaliação dos participantes, o curso foi muito proveitoso. Os alunos estão com uma nova visão sobre a prática da canoagem e perceberam a importância de agregar o conhecimento teórico à prática, para desenvolver com mais propriedade as atividades que serão desenvolvidas no projeto", disse Cristina Nunes, professora e integrante da coordenação do Canoagem Pará. 

Um dos participantes foi Douglas Andrade, formado em Gestão Desportiva e de Lazer, conta da sua experiência em ter seu primeiro contato com a modalidade. 

“Foi uma experiência muito grande. Apesar de morar na cidade, nunca tive contato com a modalidade. O projeto veio para me dar esta oportunidade. Só por esse contato, abriu um leque de conhecimento. O curso veio engrandecer não só o meu conhecimento, mas de todos que participaram. Estou muito feliz”, conta o participante. 

"Sabendo do potencial da canoagem em nosso município, que o Capim é um lugar de talentos que levou muitos atletas para competições. Então, nosso maior troféu é que do projeto saiam atletas. Desejamos continuar com a parceria de todos que participaram do curso. Conhecimento é algo que ninguém pode tirar das pessoas, então para aqueles que estiveram no curso não deixem de seguir com seus sonhos", frisa Jany Soares, vice-prefeita de São Domingos do Capim. 

 

"Canoagem Pará - Rios de Talentos"

O projeto tem como objetivo ministrar aulas de canoagem de velocidade para adolescentes e jovens de 13 a 18 anos, incentivando a importância do esporte e respeito ao meio ambiente. Atualmente, o núcleo que retornou agora seguirá par o município de Portel, no Marajó, com 80 pessoas matriculadas.

 

Inauguração

O núcleo do projeto Canoagem Pará, em São Domingos do Capim, será inaugurado na próxima quinta-feira (9), com a presença de autoridades do estado e da localidade. 

 

Texto: Bianca Rodrigues/Ascom Seel