Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Caps Marajoara oferece palestras voltadas para o homem e prevenção ao HIV

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/12/2018 00h00

Com o tema “Homem, cuidar-se é preciso” o Centro de Atenção Psicossocial Marajoara (Capsad III), na Marambaia, realizou nesta quinta-feira, 6, palestras sobre dependência química de álcool e outras drogas, tabagismo, IST-Aids e câncer de próstata. Realizado em alusão ao Novembro Azul e Dezembro Vermelho, o evento, que também ofertou serviços básicos ambulatoriais, foi destinado aos servidores e usuários do CAPs. As palestras foram ministradas pelo médico clinico geral Moisés Carvalho; a técnica de enfermagem Círia Regina Paz; e pelo diretor da Casa de Davi, Adriano Gilian.

“Esse evento faz parte de um dos projetos do Caps, que visa inserir a comunidade às politicas de redução de danos. Além é claro, de integrar os usuários e familiares nos mais diversificados aspectos, que inclui atividades e ações temáticas sobre prevenção e promoção da saúde”, explicou Maria Cristina Rodrigues, diretora do CAPs e enfermeira especialista em Saúde Coletiva e Auditoria.   

Vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Caps Marajoara oferece atenção integral e contínua a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas. O centro funciona 24 horas, realiza em média 300 atendimentos por mês e dispõe de 14 leitos de observação e internação, para desintoxicação e repouso por 14 dias, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

A paciente Laurilene Amaral, 45, recebe atendimento há 11 anos no local. Ela destacou que a convivência ao longo desse tempo tem contribuído de forma positiva em sua recuperação. “Minha autoestima melhorou bastante. Tenho evoluído como pessoa, pois ao longo desses anos tive a oportunidade de refletir mais sobre minhas ações e também me empenhado para o meu bem estar”, acrescentou.

O atendimento é feito nas modalidades intensivo, semi-intensivo e não intensivo, com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e educador físico. “Após serem acolhidos e depois de receberem o primeiro atendimento, os pacientes são avaliados pela equipe e, conforme a gravidade do caso, os profissionais decidem a melhor forma de assistir cada um”, disse Maria Cristina Rodrigues.

O Caps Marajoara atende pacientes da Região Metropolitana de Belém e também de outros municípios do Estado, com faixa etária a partir dos 12 anos. Entre os serviços oferecidos estão, assistência farmacêutica, avaliação nutricional, visitas domiciliares, além das atividades educativas e recreativas, como oficinas, palestras, passeios festas temáticas e atividades físicas (como jogos e torneios).