Alunos das escolas públicas lançam poemas sobre combate ao racismo na Feira do Livro e Multivozes

Coletânea foi produzida dentro do conteúdo programático da disciplina Língua Portuguesa nas escolas com o objetivo de incentivar a leitura e produzir reflexões sobre a temática do combate ao racismo

02/12/2021 10h50 - Atualizada em 02/12/2021 13h01

“Sou negra e não tenho vergonha de dizer. Quero o seu respeito, assim como respeito você”: os versos são do poema “Sou Negra” da aluna Samilly Costa Domingos, da turma 2005/tarde, da Escola Estadual Aldebaro Klautau, no bairro do Tapanã, em Belém, um dos textos que integram a Coletânea “Somos Iguais. Somos Diferentes”, que será lançada na próxima sexta (03), às 14 horas, no estande da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), dentro do Portal do Conhecimento, na 24ª Feira do Livro e Multivozes.

Além do Klautau, os alunos da Escola Padre Francisco Berton, do mesmo bairro, também participam da Coletânea produzida dentro do conteúdo programático da disciplina Língua Portuguesa com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e produção textual e, ainda, levar os discentes a uma reflexão sobre a temática do racismo com a meta de contribuir para o combate do racismo por meio da conscientização da igualdade humana e respeito às diferenças independentemente da cor, raça, credo, orientação sexual e outros. “Esse é um preconceito que ainda hoje persiste em nossa sociedade, deixando mazelas muitas vezes irreversíveis em quem é alvo das ações discriminatórias”, explica a professora Tânia Monteiro, organizadora da coletânea. 

O trabalho foi desenvolvido com os discentes de quatro turmas das duas escolas, com atividades que envolveram pesquisas, debates, leitura, análise linguística, produção textual e muitos questionamentos que povoaram o cérebro dos alunos. Ao final, foi produzida a coletânea em que cada discente colocou o seu olhar sobre a problemática e sugestões para combatê-la, com todos apropriando-se dessa temática sempre atual que precisa ser moldada por novos comportamentos e valores na sociedade.

Os poemas foram organizados em um folder que será apresentado na Feira do Livro e Multivozes. Pelo projeto, os alunos ganham o protagonismo e irão mostrar a sua produção textual como poetas, autografando os folderes e conversando com os leitores sobre a temática e sobre o processo de aprendizagem em sala de aula. O trabalho tem o apoio das diretoras Rosana Ribeiro (Berton) e Rosiana Garcia (Klautau), além das coordenadoras pedagógicas Luiza Amélia Araújo e Vera Silva, e da USE 9.

Texto: Julie Rocha/Ascom Ioepa

Por Luana Laboissiere (SECOM)