Seleção do mestrado em Geografia da Uepa recebe inscrições até o dia 17 

Serão ofertadas 15 vagas voltadas para o perfil de candidatos que possuam cursos de graduação em Geografia ou em áreas afins

02/12/2021 11h03 - Atualizada em 02/12/2021 13h00

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebe inscrições, exclusivamente on-line, até o dia 17 de dezembro, para a seleção do curso de Mestrado. Serão ofertadas 15 vagas voltadas para o perfil de candidatos que possuam cursos de graduação em Geografia ou em áreas afins. Todo o processo de inscrição pode ser feito pelo site da própria Universidade.

Estruturado na área de concentração denominada "Análises Socioespaciais e Territoriais na Amazônia", o PPG em Geografia requer que a proposta de pesquisa esteja vinculada a uma das duas linhas de pesquisa, do Programa: Análises Socioespaciais e Territoriais das Cidades na Amazônia, e Análises Socioespaciais e Territoriais do Campo na Amazônia. 

Todas as etapas do processo serão realizadas de forma presencial no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na Travessa Djalma Dutra, no bairro do Telégrafo em Belém, respeitando os protocolos sanitários vigentes em virtude da Covid-19. As fases do processo seletivo são análise do Currículo Lattes, de caráter classificatório, apresentação do pré-projeto de pesquisa e entrevista, que são etapas eliminatórias. 

O coordenador do PPGG, professor Fabiano Bringel, informa que esta será a quarta turma oferecida pelo Programa e acentua o fato de que o processo oferta vagas destinadas a pessoas da comunidade remanescente de quilombo, populações indígenas e servidores efetivos da Uepa.

As pessoas que se candidatarem à vaga de povos indígenas deverão apresentar declaração de pertencimento, com informações sobre vínculo, atuação e residência na comunidade e ser assinada por lideranças tradicionais da mesma etnia do candidato ou lideranças políticas reconhecidas pelo povo indígena de origem.

Sobre a importância da participação em processos como este, o professor Bringel afirma que "este curso consolida a pesquisa na Universidade, de forma que contribui e estimula pesquisadores, avançando em prol de nossa instituição e da nossa comunidade. No PPGG, nossos alunos podem colocar em prática o que aprendem nos laboratórios, que estão sempre de portas abertas”.

Mais informações no edital completo

Serviço

Período de inscrição: até 17 de dezembro 

Resultado final: 24 de fevereiro

Período de matrícula: 16, 17 e 18 de março

 

Texto: Larissa Silva/Ascom Uepa

Por Luana Laboissiere (SECOM)