Seduc começa sua programação na 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes
Orientações sobre saúde, contação de histórias e rodas de conversas foram oferecidos no estande da Secretaria
A 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes foi aberta nesta quarta-feira (1º), com programação até o próximo dia 5 de dezembro, na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), em Belém. Nesta edição, o evento literário foi pensado para garantir o reencontro do público com os livros e seus autores, incentivando a leitura e suas múltiplas possibilidades, além de garantir uma política pública que reafirma o compromisso do Estado com a inclusão e a acessibilidade.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abriu sua participação no evento com a participação de 20 alunos da Unidade Técnica de Educação Especial (UTEES) de Icoaraci (distrito de Belém), que foram convidados para apresentar o espetáculo “Ver-o-Peso”. A Unidade atende estudantes somente na 2ª matrícula, com o serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com todos os tipos de deficiência (intelectual, física, múltiplas ou autismo).
O estande da Seduc apresenta uma programação com práticas pedagógicas
Ainda pela manhã, a Coordenação de Ações Educacionais Complementares (Caec) levou ao estande o Programa Saúde na Escola (PSE); ações de educação ambiental; o Caec no YouTube e iniciativas que resguardam os direitos humanos. Simultaneamente, a Coordenação de Ensino Fundamental (Ceinf) também apresentou ao público o Programa “Alfabetiza Pará”, e a Coordenação de Educação das Águas e das Florestas (Cecaf) mostrou como desenvolve suas práticas pedagógicas.
À tarde, alunos da Escola Estadual Benjamin Constant participaram de uma roda de conversa sobre a importância do protagonismo juvenil. O Sistema Educacional Interativo (SEI) abordou o Ensino Médio mediado por tecnologias, os desafios e as perspectivas desta prática educacional.
Estudantes aprendem e se divertem no estande
Saberes amazônicos - Encerrando o primeiro dia de programação, a Coordenação de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) ofereceu a contação de histórias “Saberes da ancestralidade amazônica”, utilizada como estratégia intercultural para jovens, adultos e idosos no contexto da escola.
“Acompanhando as multivozes, nós trouxemos a fala sobre o feminicídio e a importância de se combater esta violência; cuidados e prevenção à dengue, porque o mosquito ainda sobrevive. O direito ao patrimônio também foi discutido por nós, aqui no estande, cuja iniciativa é uma parceria que a Seduc tem com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em seguida, houve o Programa Saúde na Escola (PSE), que tratamos da saúde bucal e prevenção à Covid, e finalizamos com as nossas ações do Busca Ativa”, detalhou a coordenadora da Caec, Giovana Costa.
A coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Siebe), Silvia Fernandes, explicou que cada coordenação da Seduc vai dispor de três horas, a cada dia, para apresentar os trabalhos desenvolvidos durante a crise sanitária mundial da Covid-19. “Aqui, nós estamos presentes por meio das diversas coordenações vinculadas à Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), as quais vão expor ao público diversas ações que foram instituídas para garantir o processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia, que foi assegurado com excelência, apesar das adversidades do momento”, frisou Silvia Fernandes.
Cultura regional faz parte da programação da Seduc na Feira Pan-Amazônica
Credlivro - A secretária adjunta de Ensino da Seduc, Regina Pantoja, informou que já está sendo disponibilizado aos profissionais da educação o Credlivro, um bônus de R$ 200,00 para aquisição de obras literárias durante os cinco dias do evento. A iniciativa do governo do Estado está regulamentada em lei, e vai permitir que os servidores adquiram obras literárias, garantindo o acesso ao conhecimento e fortalecendo o hábito da leitura.
Uso de máscaras é obrigatório para acesso à Feira“Nesta 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes a Seduc já liberou o Credlivro, cujo investimento se destina à aquisição de livros aos professores e técnicos, que representam mais de 19 mil profissionais da educação, lotados em todos os 144 municípios paraenses, e serão beneficiados conforme os critérios estabelecidos pela legislação vigente. A obtenção desses exemplares permitirá que nós possamos fortalecer o aprimoramento profissional dos servidores que fazem parte da rede estadual de ensino, que prima pela qualidade educacional”, enfatizou a titular da Saen.
Programação do dia 02/12 – quinta-feira
09 as 12 h - A Educação para além do Regular: novos sujeitos e novas pedagogias na rede estadual de ensino paraense.
14 as 17 h - Tertúlia Literária - EEEM Padre Eduardo; Currículo do Ensino Médio em debate; Da leitura da palavra para leitura do mundo: uma experiência da biblioteca da EEEFM Dr. Ulysses Guimarães.
18h45 - “Todos Juntos Pela Educação”.
18 as 21 h - Vivência do Atendimento Educacional Especializado (AEE): Deficiências Sensoriais (cegueira, surdez, autismo e intelectual).
Texto: Vinícius Leal - Ascom/Seduc
