Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CUIDADO E CARINHO

Hospital Regional do Baixo Amazonas promove Dia de Príncipe e Princesa para pacientes oncológicos

Com a parceria de voluntários, dois pacientes em tratamento tiveram um dia especial com tratamento de beleza, almoço e ensaio fotográfico

Por Governo do Pará (SECOM)
01/12/2021 18h03

Como parte do encerramento da campanha “Outubro Rosa e Novembro Azul: Os cuidados com a prevenção acontecem o ano todo”, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, na região Oeste, proporcionou um Dia de Príncipe e de Princesa para dois pacientes que estão em tratamento contra os cânceres de próstata e de mama na unidade.

O paciente Ronaldo Carvalho, 78 anos, e Ivanice dos Santos Costa, 58 anos, puderam esquecer um pouco a rotina cansativa do tratamento oncológico e viver um dia especial, com direito a procedimentos de beleza e bem-estar, almoço com os diretores e ensaio fotográfico.Ronaldo com a esposa, e Ivanice com o marido, saíram da rotina de tratamento para uma nova experiência

Os dois pacientes, acompanhados pelos respectivos cônjuges, participaram de um almoço com o diretor Hospitalar do HRBA, Hebert Moreschi. Em seguida, foram transportados até o espaço Izabel Miranda Beauty Center, onde passaram por manicure, pedicure, limpeza de pele, lavagem e corte de cabelo.

Ivanice Costa está em fase de monitoramento após a descoberta do câncer de mama, em 2015, durante o autoexame. Já passou por quimioterapia e fez cirurgias para retirada da mama. “Fiquei muito feliz com o convite para ser a Princesa do Outubro Rosa, pois viemos de um tratamento difícil. Me sinto grata pelo cuidado e carinho que recebo dos profissionais do HRBA", disse a paciente.

"Deixo também meu recado às mulheres: façam sempre o autoexame e os demais exames, pois quanto antes você descobrir o câncer, maiores as chances de cura”, alertou.

Ronaldo Carvalho durante os cuidados estéticosPrevenção - Ronaldo Carvalho fez tratamento no Hospital para combater um câncer na próstata, que descobriu durante uma campanha Novembro Azul. “Me orientaram a fazer o exame. Não acusou nada de início, mas depois fiz exames complementares que identificaram o tumor e precisei iniciar tratamento imediatamente. Hoje, estou sendo acompanhado, mas queria dizer a todos os colegas que a gente não sente nada. Então, precisa ir sempre ao médico para prevenir”, afirmou.

A ação foi realizada com o apoio de parcerias com empresas que contribuem com o Programa de Voluntariado da Pró-Saúde, entidade que gerencia o Hospital Regional do Baixo Amazonas desde 2008, por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A empresária e esteticista Izabel Miranda, que atua há 30 anos na área da beleza e estética, participou pela segunda vez da iniciativa. “São pessoas que passam por um tratamento demorado e doloroso para vencer uma doença. Proporcionar esse momento de bem-estar e cuidado, fazer com que eles se sintam valorizados e amados, é gratificante, pois ganho como pessoa, e tenho a certeza de que somos iguais e que o amor está acima de tudo”, frisou a voluntária.

Ivanice Costa feliz com os cuidados recebidosMomento de alegria - O Príncipe e a Princesa foram ao Parque da Cidade para um ensaio com a fotógrafa voluntária Nayra Ozório. “Através da fotografia podemos nos ver como verdadeiramente somos; revelamos nossa beleza. Esses pacientes passaram por momentos difíceis, mas hoje queremos deixar registrado aqui um momento de muita alegria e mostrar a vitória deles”, destacou a fotógrafa.

Especializado em casos de média e alta complexidade, o Hospital Regional do Baixo Amazonas, pertencente ao Governo do Pará, sendo gerenciado pela Pró-Saúde. É referência em atendimentos de oncologia no Oeste do Pará, e reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil.

“Vivemos um 2020 e um 2021 de muitos desafios no enfrentamento à pandemia, mas não podemos nos esquecer que existem outras doenças que precisam da nossa assistência, principalmente as oncológicas. Com este projeto, o Governo do Pará e a Pró-Saúde demonstram compromisso e profissionalismo, mas acima de tudo, amor e carinho pela profissão e pelo cuidar do outro", ressaltou Hebert Moreschi.

O Projeto Príncipe e Princesa valoriza a relação entre hospital e paciente. "Juntos, dividimos a responsabilidade do cuidar e do sucesso no tratamento”, complementou o diretor.O Príncipe e a Princesa cercados por voluntários que ajudaram a proporcionar esse dia especial

Conscientização - Neste ano, o Hospital Regional do Baixo Amazonas lançou as campanhas "Outubro Sempre Rosa" e "Novembro Sempre Azul", que buscam enfatizar a necessidade de ações preventivas contra o câncer de mama e de próstata ao longo do ano.

Para isso, lançou dois e-books gratuitos, contendo um amplo conjunto de informações sobre as doenças no Brasil e em outros países, além de esclarecer as principais dúvidas das pessoas sobre o tema. Os e-books foram desenvolvidos para plataformas digitais, principalmente tablets e smartphones, para facilitar o compartilhamento e a disseminação das informações.

Para baixar o e-book "Se toque", sobre câncer de mama, acesse: https://bit.ly/3mx5F0K

Para baixar o e-book "Sem Tabu", sobre câncer de próstata, acesse: https://bit.ly/2YEu4cO

Texto: Anna Karla Lima - Ascom/HRBA