Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BANCO DE SANGUE

Equipamentos públicos deixam fachadas vermelhas em homenagem aos doadores de sangue

Além do prédio sede da Fundação Hemopa, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) se incumbiu de deixar tudo vermelho no Parque da Residência, o majestoso Theatro da Paz, o Memorial da Cabanagem e o Balé das Águas no Porto Futuro

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
01/12/2021 15h04

Durante o mês de novembro, dedicado ao Doador de Sangue, a Fundação Hemopa recebeu o apoio de diversos órgãos que iluminaram seus prédios e monumentos com a cor vermelha para marcar este período de homenagens. 

Além do prédio sede da Fundação Hemopa, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) se incumbiu de deixar tudo vermelho no Parque da Residência, o majestoso Theatro da Paz, o Memorial da Cabanagem e o Balé das Águas no Porto Futuro. O Tribunal Regional do Trabalho também fez a sua parte. 

Altruísta, no dicionário, significa “tendência ou inclinação de natureza instintiva que incita o ser humano à preocupação com o outro (...)”. E é assim que se propõe a doação de sangue. Um gesto desinteressado, apenas movido pelo amor ao próximo. 

Quem doa sangue está contribuindo com a manutenção da vida de outras pessoas. Quem é? Não se sabe. A única certeza é o ato humanitário. Seja um voluntário da causa da doação de sangue. Doar sangue. Salve vidas! 

Quem pode ser um doador

Para doar sangue os interessados precisam seguir os critérios básicos: ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar mais de 50 kg; estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH), passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar sete dias após cada dose.

Mais informações 3110.6500 /0800 280 8118.