Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVEMBRO AZUL

Sespa e Seduc promovem debate virtual sobre importância da prevenção de doenças entre os homens

A transmissão foi veiculada do salão nobre do Instituto de Educação do Estado do Pará. A iniciativa foi da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde.

Por Mozart Lira (SESPA)
30/11/2021 23h09

Ação de saúde realizada pela Sespa na Defensoria Pública do EstadoEm uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), ocorreu na tarde desta terça-feira (30) uma transmissão pela internet alusiva à campanha “Novembro Azul”, veiculada do salão nobre do Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP), que abriga o Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Estado (Cefor). 

Coordenador Diego Cutrim (e)A transmissão ocorreu mediante iniciativa da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS), vinculada à Sespa, e executada pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AvaCefor), da Seduc. Em debate mediado pelo professor Ival Rabelo, participaram a diretora da ETSUS, Elizeth Braga, e o coordenador estadual de Saúde do Homem, Diego Cutrim. 

Houve debate sobre aspectos da prevenção e promoção dos cuidados integrais com a saúde do homem, visando reverter estatísticas que apontam a indiferença masculina em relação à prevenção de doenças e, ao mesmo tempo, a mortalidade por agravos que poderiam ser evitados. 

Orientada a partir da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), do Ministério da Saúde, a campanha deste ano, realizada pela Sespa, abordou a importância do pré-natal do parceiro como estratégia de autocuidado, a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), a preparação para o exercício da paternidade responsável e a redução da violência doméstica.

Panorama - Durante a live, o coordenador Diego Cutrim traçou um panorama sobre o assunto. “O objetivo é inserir o debate acerca da saúde da população masculina na perspectiva da saúde integral do homem, ampliando o foco para além do câncer de próstata, uma vez que os homens se recusam a admitir a dor, agem com fortes sentimentos de autoproteção e dificultam a autopercepção para o tratamento de eventuais doenças. Isto acaba afastando-os do cuidado com a saúde”, ressaltou. A diretora da ETSUS, Elizeth Braga, durante o evento no salão nobre do IEEP

Ao longo do mês de novembro, os profissionais da Coordenação Estadual de Saúde do Homem da Sespa atenderam a convites de instituições públicas e privadas para ministrar oficinas sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

A Sespa também se engajou em uma série de atividades alusivas à campanha durante o mês, como ações educativas em órgãos públicos, escolas e comunidades quilombolas; ações educativas em parceria com o Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) e Usina da Paz (UsiPaz); webinários; ação de saúde para a população ribeirinha da Ilha do Combu e o Dia “D” no Hospital Regional Abelardo Santos (no distrito de Icoaraci), com palestra e oferta de serviços. Ainda em novembro, em Belém, a Policlínica Metropolitana ofereceu aos homens 25 consultas por dia. 

Além da participação na live, a equipe da Coordenação Estadual de Saúde do Homem realizou nesta terça-feira rodas de conversas com os usuários atendidos na Unidade de Referência Especializada (URE) Reduto; ofertou serviços à Defensoria Pública do Estado, como testes rápidos para ISTs, vacinação, verificação de pressão arterial e glicemia, além de consultas médicas. No final da tarde, houve a palestra alusiva à campanha “Novembro Azul” na Associação de Práticos do Pará.