Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Grupamento Aéreo oferta apoio no Círio de Abaetetuba

Por Aline Saavedra (SECOM)
28/11/2021 19h31

Muitas homenagens marcaram mais uma edição do Círio de Nossa Senhora da Conceição realizado neste domingo (28) no município de Abaetetuba, nordeste paraense. A tradicional procissão, que este ano ocorreu no formato de moto-carreata, contou com sobrevoo da imagem padroeira, tornado possível com o apoio de uma aeronave da Segurança Pública do Estado. 

Após a Santa Missa, às 7h, na Igreja de Cristo Redentor, o cortejo teve início com trajeto em direção à Catedral da cidade. Com o tema "Alegra-te cheia de graça, o Senhor é contigo (Lc 1,28)" a festa religiosa é uma das mais tradicionais do interior do Estado no final de ano.

Como ocorreu na capital, no Círio de Nazaré, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), realizou sobrevoo com a imagem da padroeira.  Após a chegada da procissão na Igreja Matriz, a condução da imagem pelos céus passou por comunidades, hospitais, escolas e pontos pré estabelecidos para homenagens na festa religiosa.

Moradora há 27 anos de Abaetetuba,  a professora Rosane Guimarães, acompanhou cada detalhe do itinerário coroado com o sobrevoo. "Foi algo inédito porque nunca tinha visto isso em nenhum Círio e realmente trouxe um diferencial porque aqui na nossa cidade a festa tem uma grande importância. De tudo que a gente já tinha visto, um helicóptero fazendo essa homenagem com certeza vai marcar bastante na nossa cidade", ressaltou a professora.

O voo, com duração de 30 minutos, foi a primeira participação do Grupamento em festa religiosa fora da capital, destaca o diretor do Graesp, coronel Armando Gonçalves. "Temos participado de eventos no Estado, nas operações policiais, mas as ações religiosas está é a primeira  fora da capital e visa atender o anseio da população e da Igreja", ressalta.

Texto: André Macedo (Ascom/Segup)