Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Polícia Civil já emitiu mais de meio milhão de RGs em 2018

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/12/2018 00h00

Uma média de 50 a 60 mil registros de identidade foram emitidos por mês em todo o Pará pela Diretoria de Identificação "Enéas Martins" (Didem), da Polícia Civil, de janeiro a novembro de 2018. O número é resultado da maior agilidade no atendimento para a emissão e entrega do documento, pós a possibilidade de agendamento pelo site do órgão de segurança pública.

Antes, longas filas se formavam na frente da Delegacia Geral do Estado, o principal posto de atendimento. A diretora da Didem, Juliete Monteiro, conta que a modernização da polícia em todo o Estado contribuiu para o aumento das emissões e para a diminuição do prazo de entrega do documento. “Tinha município que esperava até 40 dias. Com a informatização, o prazo diminuiu bastante”, diz.

Além disso, Juliete lembra que o agendamento informatizado inibiu situações irregulares, como a venda de senha para o atendimento. Atualmente, 44 municípios do Estado são informatizados. Destes, 32 passaram pela modernização de sistema nos últimos oito anos de gestão do governador Simão Jatene.

“Agora temos muito mais possibilidades no interior. Quem não tem posto de atendimento no seu município, pode fazer na cidade mais próxima. Temos muito ainda pela frente, mas estamos caminhando para que o usuário aguarde cada vez menos tempo para receber seu RG”, concluiu.

A aposentada Maria José da Silva, de 66 anos, avalia bem o atendimento, independente de já ser atendida como prioridade. “Diante da quantidade de gente, da demanda, o atendimento não demora. Não vejo os funcionários terem dificuldades para realizar um bom e rápido atendimento”, analisa.

Tecnologia garante mais segurança

Em junho de 2018 começou a ser feita em todo o Estado a coleta de dados biométricos com prontuário. A implantação do sistema, uma tecnologia desenvolvida pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) para serviços da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), imprime maior segurança na emissão do Registro Geral (RG).

Todos os postos da Polícia Civil que tiverem o kit biométrico terão o prontuário digital. Os formulários de papel não serão mais usados, dando início ao processo do “RG Digital”. A concentração de informações servirá a todos os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública e em breve chega aos municípios de fora da capital, contribuindo para os serviços de inteligência e investigação e no combate à criminalidade em todo o Estado.

Um importante passo na descentralização deste serviço foi dado com a criação da Estação Cidadania, que entre 2011 e 2018 já realizou mais de três milhões de atendimentos. O projeto conta oito unidades ativas,  sendo quatro em Belém, incluindo uma no distrito de Icoaraci, e as demais em Ananindeua, Marabá, Santarém e Parauapebas.

Documentação necessária para emissão da carteira de identidade

- Certidão de Nascimento (para pessoa solteira), de Casamento (para pessoas casadas) ou de Divórcio: Documento Original ou cópia devidamente autenticada (a certidão não deverá ter rasuras e deve estar legível. Nas primeiras vias é obrigatória a apresentação de certidão original. Para emissão do documento de adolescentes com até 16 anos, é obrigatória a presença do responsável).

- Duas fotografias 3 por 4 recentes, iguais e de impressão não-digital.

- Qualquer documento usado como comprovante de residência, como conta de luz, água ou de telefone, que esteja em nome da pessoa ou parente.

* Taxas:

1ª via: é de graça.

2ª via: paga taxa de R$ 37,13

Mais informações – A 2ª via pode ser isenta com apresentação de um Boletim de Ocorrência Policial (BOP) amparado pela lei nº 6.394 de 01/10/01 em caso de roubo ou furto do documento.

Será concedida isenção de taxa apenas para BOP expedido em Delegacias de Polícia ou através da Delegacia-Virtual (www.delegaciavirtual.pa.gov.br) com validade de até 30 dias após o registro. 

A distribuição de senhas tem início às 7h30 da manhã (as senhas são limitadas), à exceção dos postos onde o atendimento é agendado. Todos os postos estão autorizados a conceder isenções de taxa com BOP.

O agendamento pode ser feito no endereço eletrônico www.agendamento.policiacivil.pa.gov.br. Nos demais municípios, a Diretoria de Identificação dispõe de postos para emissão do documento nas Delegacias e sedes de Prefeituras Municipais.