Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E CIDADANIA

Polícia Civil promove evento em alusão à campanha Novembro Azul, em Belém

Organizado pela Diretoria de Atendimento ao Servidor (DAS), o evento ofertou serviços de cortes de cabelo e barba, testes rápidos e orientações de Saúde

Por Governo do Pará (SECOM)
26/11/2021 15h27

A Polícia Civil do Pará encerrou a programação do Novembro Azul, de conscientização e prevenção do câncer de próstata, com uma palestra nesta sexta-feira, 26. Organizado pela Diretoria de Atendimento ao Servidor (DAS), o evento foi realizado na Delegacia Geral, em Belém, com a oferta de serviços de beleza e entretenimento, sorteios de brindes e lanche.

A programação iniciou por volta das 8h, com uma cerimônia de abertura, seguida de palestra com o tema “Câncer de próstata e o novembro azul”, ministrada pelo médico urologista Antônio Carlos Figueiredo, que reforçou o alerta, chamando a atenção do público sobre a importância de se realizar os exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“Nossa ação é um importante alerta para nossos policiais civis e servidores que por algum motovo têm medo ou preconceito dos exames necessários para o diagnóstico precoce da doença. As doenças podem ser tratadas ou evitadas e precisamos diminuir esse triste índice”, explicou o delegado-geral, Walter Resende.

A ação ofertou serviços como de cortes de cabelo e barba, testes rápidos, orientações de saúde e sorteio de brindes.

De acordo com o urologista Antônio Carlos Figueiredo, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. "Mesmo na ausência de sintomas, homens, a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico)”, informou.

“Ações como essas são sempre bem-vindas, pois trazem momentos de lazer e diversão a (nós) policiais civis. Os números mostram que a doença está aí e que precisamos fazer os exames de prevenção, além de cuidar da saúde de uma forma geral”, pontuou o investigador da Polícia Civil, Carlos Pereira.

Também participaram da ação alusiva, os delegados Carlos Daniel de Castro, titular da Diretoria De Polícia Metropolitana (DPM); Benedito Magno Costa, da Diretoria de Polícia Especializada (DPE); e Hennison Jacob Azevedo, da Diretoria de Polícia do Interior (DPI); entre outros representantes.

*Texto de Talison Lima / Ascom PCPA