Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NO OESTE DO PARÁ

Equipe do Barco Papa Francisco realiza parto na comunidade de Arapiuns

A pequena Lainara Pinto e a mãe estão sob os cuidados da equipe médica na embarcação, onde aguardam a alta médica

Por Bruno Magno (SEOP)
25/11/2021 12h44

A dona de casa Railena Pinto amamenta a pequena LainaraA dona de casa Railene Maria Pinto, de 35 anos, deu a luz à pequena Lainara Pinto, na noite da última quarta-feira (24), na comunidade de Arapiuns, em Santarém, oeste paraense. Mãe e filha foram atendidas pela equipe do Barco Hospital Papa Francisco e São João Paulo II , que realizou o parto na comunidade e depois as encaminhou para cuidados especiais na embarcação. O barco realiza o trabalho de saúde às comunidades ribeirinhas da região com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).

Os médicos Camila Nazareth, Taís Guiotto, Tatiana Rosa e a pediatra Ana Clara Rabello souberam do parto depois que a estudante Raiana Pinto, filha da gestante Railena, se dirigiu até a embarcação e pediu ajuda da equipe de saúde para o trabalho de parto. A criança já estava nascendo dentro de uma pequena embarcação onde Railena estava. "O parto aconteceu no barquinho da mãe, Railena. A criança já estava nascendo. A equipe médica desceu ao barquinho, fez o parto e depois levou a mãe para um leito no barco Papa Francisco. Isso era por volta de 21h30 da noite, mas a equipe agiu rápido e deu tudo certo", conta o Frei Joel Soares, coordenador do projeto.

Frei Joel segurando a bebê Lainara ao lado da mãeO Frei lembra que, nos serviços da embarcação, já nasceu um menino em cesárea, na cidade de Faro, também na região oeste do estado. "Agora veio uma menina, num parto surpresa. Todos se mobilizaram no barco hospital para ajudar o nascimento da Lainara. Foi um momento muito especial. Agradeço a Sespa, o poder público municipal, e todas as pessoas envolvidas nessa situação. A nossa missão no barco é ajudar o povo", disse ele.

A pequena Lainara Pinto e a mãe, Railene Pinto, ficarão sob os cuidados da equipe médica do barco até que tenham alta médica. Ambas passam bem. "É com muita felicidade que recebemos a notícia de que a equipe do Barco Hospital Papa Francisco conseguiu ajudar no nascimento da pequena Lainara, que aconteceu próximo à embarcação e precisou da ação imediata de seus servidores para realizar o parto. Que seja uma criança muito bem vinda e parabéns a todas as pessoas envolvidas nesse trabalho! Isso mostra a importância do Barco Hospital em continuar ajudando na saúde da população do interior do Pará", frisou o secretário de Saúde, Rômulo Rodovalho.

Balanço

A 43ª Expedição do Barco Hospital Papa Francisco e São João Paulo II promoveu atendimentos nas comunidades Parauá e Suruacá, em Santarém, no Baixo Amazonas na primeira quinzena de novembro. Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) foram realizados 5.814 procedimentos médicos e clínicos e cirúrgicos.