Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BOAS PRÁTICAS

Adepará participa de palestra para aquisições de alimentos em Concórdia do Pará

Fiscais da Agência tiraram dúvidas de agricultores e produtores rurais sobre produtos processados e boas práticas sanitárias com foco na merenda escolar

Por Lilian Guedes (SECTET)
24/11/2021 12h49

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará), por meio da Gerência de produtos de origem vegetal artesanal, participou, no último dia 18 de novembro, de um evento realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura do município de Concórdia do Pará, nordeste do estado, sobre a importância e cuidados sanitários para aquisições de produtos para o Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PNAE). 

A palestra ministrada para os agricultores familiares, produtores rurais, assentamentos rurais, associação e sindicatos abordou a temática do Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PNAE) referente à necessidade de selo de boas práticas sanitárias e processamento mínimo de frutas. A Adepará participou como órgão fiscalizador e de inspeção na produção artesanal, tirando dúvidas dos participantes. O fiscal estadual agropecuário, Waldemar Padilha, ressaltou a importância de um órgão fiscalizador como a Adepará estar presente no evento.

“A Adepará é um órgão normativo e fiscalizador no que tange à rastreabilidade e funções higiênicas e sanitárias dos produtos de origem vegetal processados ou minimamente processados e, portanto, resguarda a qualidade desses alimentos consumidos pela sociedade, no caso, uma merenda escolar. É de suma importância que sejam fornecidos alimentos com selo de registro de origem desses produtos para garantir o consumo sadio da população", disse Padilha.  

O encontro ocorreu na Associação do Comércio e Indústria da cidade de  Concórdia do Pará e contou com a participação de órgãos como a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), Secretaria Municipal de Educação (Semec), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará e o Conselho de Alimentação Escolar (Cae).