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"TRIAGEM PÓS-COVID"

Em um ano de Programa, Poli Metropolitana chega à marca de mais de 377 mil procedimentos realizados

Atendimentos são voltados para adultos e crianças, com especialidades médicas e não médicas

Por Luana Laboissiere (SECOM)
24/11/2021 10h46

Entre exames clínicos e laboratoriais, consultas médicas e com a equipe multiprofissional, o Programa do Governo do Estado do Pará, Triagem Pós-Covid, viabilizado por meio da Policlínica Metropolitana, em Belém, já realizou 377.156 procedimentos até o dia 15 de novembro de 2021. Nesta quarta-feira (24), o Programa - criado pelo governador Helder Barbalho em 2022, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) - completa um ano de lançamento, ajudando na recuperação da saúde dos paraenses que ficaram com sequelas da Covid-19.

O Triagem Pós-Covid é um programa que trata adultos e crianças em um serviço especializado no atendimento de pacientes que apresentam queixas clínicas relacionadas ao contágio com o novo coronavírus, como alteração no paladar e olfato, ansiedade, rinite, insônia ou hipertensão arterial. 

“O Governo do Estado tem investido em saúde pública de qualidade, e o Programa Triagem Pós-Covid vem atestar isso. Estamos falando de um ano de funcionamento com mais de 377 procedimentos realizados em um período de pandemia”, destacou o secretário estadual de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

O titular da pasta lembra que o Programa foi um desafio ao Governo e ampliado para outras praças. “A Policlínica Metropolitana, em Belém, conseguiu, com muita eficiência, atender a toda uma demanda que, de uma hora para outra, passou a existir na saúde pública, em função da covid-19. Não foi apenas um atendimento, foi um acolhimento especializado e assertivo, com consultas e exames, tudo em um só lugar. O programa deu tão certo que passamos a usar o mesmo modelo em outros municípios paraenses”, enfatizou o titular da pasta.

 

Números 

Durante este um ano de funcionamento, foram feitas 20.605 consultas com a clínica médica, 2.090 na pediatria, 4.056 atendimentos da equipe de fonoaudiologia, nutricionista e psicologia. Além disso, foram realizados, também, 350.405 exames, entre os de laboratório, eletrocardiograma e raio-X, contabilizando 377 mil procedimentos na Poli Metropolitana, oriundos, apenas, do Triagem Pós Covid.

 

Atendimento

A dona de casa Thelma Moraes, de 38 anos, acompanha seu pai, Antônio Moraes, de 66 anos, no tratamento feito na Poli. “Procuramos atendimento depois que ele passou por momentos críticos com a Covid-19. O primeiro foi com um clínico geral, depois foi para um pneumologista. Atualmente, ele passa bem, mas já esteve muito mal, reclamando de dor no peito, falta de ar”, disse.

A filha, emocionada, lembra dos momentos em que o seu pai foi hospitalizado com a doença. “Ele ficou 12 dias no Hangar, sendo que seis, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Achei que aconteceria o pior, mas tivemos fé em Deus e nas mãos dos profissionais de saúde. E logo ele voltou para casa”, comentou Thelma.

Quem também está satisfeita com os serviços da unidade é a autônoma Rosa Cruz, de 49 anos. Após ter sido vítima da Covid-19, ela começou a apresentar um cansaço excessivo, dor de cabeça e falta de ar. “É como se eu carregasse algo pesado o tempo todo. Fico exausta rapidamente, com indisposição, fraqueza e sonolência. Então, vi que na Policlínica tinha um serviço gratuito para quem teve Covid, e procurei. Tem sido ótimo. Os médicos atenciosos, tudo muito organizado”, observou.

 

Como funciona

O paciente que chega à Poli é encaminhado para o clínico geral e faz os exames de laboratório e de imagem. Se o médico avaliar a necessidade, ele encaminha a pessoa para outros especialistas médicos ou à equipe multiprofissional, como os nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos. Além disso, há atendimentos infantis, com a pediatria.

Com o fluxo de 2 mil atendimentos por mês no Programa, a Policlínica Metropolitana, estrategicamente localizada em um dos maiores corredores da cidade, na avenida Almirante Barroso, atende demandas exclusivamente agendadas, com dia e hora marcados. A unidade do Governo do Pará, especializada em diagnósticos de média complexidade abastece a saúde pública com mais de 20 especialidades médicas e não médicas, além de exames de imagem e laboratório de análises clínicas.

Por acolher a população de todas as regiões do estado, o centro diagnóstico mantém as marcações de serviços, através de canais digitais ou por meio da central telefônica, evitando, assim, o deslocamento do paciente até a unidade. Diante ao fluxo de marcação que preza pela comodidade dos seus usuários, a Policlínica não faz atendimentos porta aberta.   

A diretora executiva da Policlínica Metropolitana, Liliam Gomes, informa que o programa é de demanda espontânea, no entanto, é devidamente agendada “É destinado a pacientes que foram acometidos pela Covid-19 e que ficaram com sequelas. Essas queixas clínicas precisam e devem ser investigadas e também tratadas, como por exemplo dores de cabeça, dor no peito, alteração na frequência cardíaca, dores musculares. O paciente vai nos procurar através da nossa Central de Relacionamento (através de um WhatsApp) ou e-mail, ou seja, ele não precisa vir através da Regulação ou do posto de saúde”, orienta. 

 

Entenda

Ano passado, a Poli realizou quase 44 mil atendimentos de Covid, no período de 21 de abril a 30 de junho de 2020.

Diante da expertise nos atendimentos à Covid-19, o governador Helder Barbalho, lançou o Triagem Pós-Covid, no dia 24 de novembro de 2020.

Já em 2021, no segundo pico da doença no estado, a Poli Metropolitana retornou aos atendimentos à Covid. A unidade passou 40 dias atendendo a casos leves e moderados do novo coronavírus. De 06 de março a 16 de abril, a unidade recebeu 17.356 pessoas com a doença. 

Além das especialidades, a Poli mantém dos programas: Triagem Pós-Covid e Pré-operatório Rápido. 

 

Serviço: Agendamento para os programas: WhatsApp (91) 98521-5110 ou pelo o e-mail: agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br

Como funciona: Pelo WhatsApp, a marcação é eletrônica. A ferramenta o direciona para o canal correto de atendimento, através da digitação de um número correspondente ao serviço desejado. 

Exemplo:

-[Digite 1] Se você já é paciente da Policlínica e deseja agendar ou reagendar exames e/ou consultas.   

-[Digite 2] Se você ainda não é paciente da Policlínica ou deseja informações de agendamentos para os programas: Pré-Operatório ou Rápido e Pós-Covid.

-[Digite 3] Para saber qual preparo é necessário para realizar seu exame.

-[Digite 4] Se você quer saber sobre resultados de exames realizados.

Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS.T

 

Texto: Roberta Paraense/Ascom Policlínica Metropolitana