Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESPONSABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL

Gestores ajustam serviços que serão ofertados na próxima unidade da Usina da Paz 

Durante a reunião, os servidores avaliaram os trabalhos e atendimentos realizados na Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua

Por Paulo Garcia (SEINFRA)
22/11/2021 16h56

Representantes das secretarias estaduais e órgãos parceiros do programa Territórios Pela Paz (TerPaz) se reuniram, na tarde desta segunda-feira (22), no auditório da Casa Civil da Governadoria, para ajustar a lista de serviços que serão ofertados, após a entrega da próxima Usina da Paz, agora no bairro da Cabanagem, em Belém.

A reunião, realizada pela Câmara Técnica Intersetorial (CTI) do TerPaz, buscou também avaliar os processos de organização da Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua, já em funcionamento. “Estamos há um mês realizando mais de 80 atividades e serviços de 22 secretarias e órgãos parceiros na Usina da Paz Icuí-Guajará e, com isso, essas reuniões são importantes para redefinir os espaços, agendamentos e intercorrências que surgiram durante esses 30 dias de funcionamento”, informou Julio Alejandro Jélvez, coordenador da CTI.

Segundo Alejandro, essa avaliação servirá de indicativos para a entrega da Usina da Paz Cabanagem. “Justamente ao tempo necessário para fazer a organização dos espaços, incluir mobílias, toda essa preparação com os equipamentos necessários para a prestação de serviço de qualidade, especialmente aquelas secretarias que têm serviços permanentes como a de Educação, Assistência Social, Esporte e Lazer, Saúde e Polícia Civil, por exemplo, para dar início aos serviços nessa segunda unidade da Usina da Paz”, concluiu.

Na Cabanagem, as obras da Usina da Paz estão sendo executadas em um terreno de 10 mil m2, na avenida Damasco, nº 37, próximo à Estrada do Benjamin, em parceria com a mineradora Vale, por meio de um termo de cooperação. O equipamento está em fase final de construção e será entregue em breve.

SERVIÇOS

Os moradores vão poder usufruir das instalações de dois prédios principais que irão ofertar diversos cursos, oficinas e atendimento público, teatro, complexo poliesportivo, quadra de areia, piscina semiolímpica, playground, área de viveiro, compostagem e horta, academia ao ar livre e estacionamento.

Além de espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.

Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. Além disso, será disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os moradores que vivem próximo à Usina da Paz.