Servidores da Polícia Civil participam da Gincana 'Instituição Cidadã Servidor Doador' do Hemopa
Servidores da Polícia Civil do Pará participaram nesta segunda-feira (22), da Gincana “Instituição Cidadã Servidor Doador”, realizada pela Fundação Hemopa, em Belém. A gincana tem como objetivo estimular e conscientizar os servidores sobre a importância da doação de sangue.
“Nós da Polícia Civil reconhecemos a importância e o valor dessa atitude do Hemopa, por isso mobilizamos nossos servidores para que participem deste ato tão nobre. É importante cada um participar e dar a sua contribuição. Com isso, esperamos colaborar efetivamente com o Hemopa", informou o delegado-geral Walter Resende.
Segundo Socorro Bezerra, delegada titular da Diretoria de Atendimento ao Servidor (DAS) comentou que utilizou algumas estratégias para sensibilizar a todos quanto à importância do gesto. "Serão dois dias de participação dos servidores da Polícia Civil. É uma Gincana em alusão ao dia nacional de doação de sangue, e esperamos com isso abastecer o banco de sangue do Hemopa".
Para ser doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável legal munido de documento de identificação; pesar no mínimo 50 quilos; estar saudável; não ter doenças transmissíveis pelo sangue e não usar drogas ilícitas. Além disso, é necessário que o candidato esteja descansado, tenha dormido no mínimo 6 horas, e esteja alimentado.
No caso de vacinação, é indicado que o doador, caso tenha recebido a CoronaVac ou se vacinado contra a H1N1, espere dois dias após a aplicação da vacina para doar. Em relação às vacinas Pfizer e AstraZeneca, são sete dias. Com relação à infecção por Coronavírus, é necessário aguardar 30 dias após o término dos sintomas para poder doar, já quem teve contato com pessoas com Covid-19, são 14 dias.
Juciara Farias, gerente de captação de doadores do Hemopa, a Gincana segue até o dia 23 de novembro. "É uma iniciativa da instituição que envolve todos os órgãos do Estado, cujo objetivo é certificar e promover a doação de sangue".
A instituição ganhadora será anunciada na cerimônia do dia 25 de novembro, na sede da Fundação, na Batista Campos