Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NESTE DOMINGO

Fordlândia, distrito de Aveiro, recebe Caravana de Cidadania e Direitos Humanos da Sejudh

Neste fim de semana, foi realizada a emissão de documentos, além de formação em direitos humanos e orientação ao consumidor, por meio do Procon

Por Gerlando Klinger (SEJU)
21/11/2021 10h28

 

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) realizou no último sábado (20) e neste domingo (21) mais uma etapa da Caravana de Cidadania e Direitos Humanos, que está promovendo ações nas regiões do Xingu e Tapajós. Desta vez, Fordlândia, distrito de Aveiro, recebeu durante dois dias a emissão de documentos, formação em direitos humanos e orientação ao consumidor, por meio do Procon Pará.

Em quase 100 anos de existência, poucas vezes Fordlândia recebeu iniciativas desse tipo. Moradores do próprio distrito, de comunidades próximas e de comunidades ribeirinhas procuraram os serviços que foram oferecidos pela Sejudh, em parceria com a Polícia Civil e Defensoria Pública do  Estado, que somaram mais de 700 atendimentos à população. 


Fordlândia 

Foi no meio da floresta amazônica, às margens do rio Tapajós, quando no auge da indústria automobilística, o empresário norteamericano Henry Ford necessitava de materiais para a produção, entre eles, a borracha. Naquela época, as seringueiras de onde era extraído o látex se encontravam na Ásia e estavam sob monopólio inglês.

Dona Maria das Dores é moradora do distrito de Fordlândia. A última vez que conseguiu uma carteira de identidade nova foi em 1995. Aos 69 anos, ela chegou cedo para garantir um novo documento. “Qualquer oportunidade é boa para garantir uma identidade nova”, disse a aposentada, que precisa do documento novo para garantir as gratuidades definidas por Lei.

Coordenadora Gisele Borges. Crédito: Rodrigo PinheiroPara a coordenadora de Promoção da Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos da Sejudh, Gisele Borges, o Governo do Estado, por meio da Sejudh, está chegando em lugares nunca antes olhados pelo Estado. “Essa interiorização dos serviços que a Sejudh está promovendo é de suma importância, pois devolve a cidadania e garante mais avanços por todo o Pará”, finalizou.

A Caravana de Cidadania e Direitos Humanos que a Sejudh promove pelo Xingu e Tapajós já percorreu a zona rural de Altamira, a cidade de Altamira, Medicilândia e agora a cidade de Aveiro. Nesta segunda-feira (22), Brasília Legal, que também faz parte de Aveiro, vai receber pela primeira vez uma ação de cidadania.