Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E INCLUSÃO SOCIAL

Governo do Estado entrega cadeiras de rodas para indígenas da região do Tapajós 

Expedição 'Saúde por todo o Pará em territórios indígenas' inicia atendimentos, em benefício de 10 aldeias do Distrito Sanitário Especial Indígena Rio Tapajós

Por Governo do Pará (SECOM)
20/11/2021 20h06

Indígenas com os filhos no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Rio Tapajós, no polo base de Novo Progresso, sudoeste paraenseMais conforto e qualidade de vida. É o que representa a entrega de 27 cadeiras de rodas, entre especializadas, comuns e de banho, assegurada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde Pública (Sespa), ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Rio Tapajós, no polo base de Novo Progresso, município do sudoeste paraense. Os trabalhos começaram nesta sexta-feira (19), e indígenas com deficiência das etnias Munduruku e Kaiapó serão contemplados. 

Bep-y Kaiapo, auxiliar técnico responsável pela Casa de Apoio a Saúde Indígena (Casai), de Novo Progresso, explica que foi feito um levantamento através do DSEI Rio Tapajós em 17 aldeias da região para verificar a necessidade das etnias. 

"A chegada dessas cadeiras vai ajudar bastante os indígenas que estão realmente precisando de auxílio para o deslocamento dentro das aldeias. Vai facilitar muito. É mais qualidade de vida pra eles", afirma o representante da Casai no município. 

Criança recebe o carinho da profissional que integra a Expedição "Saúde por todo o Pará em territórios indígenas" EXPEDIÇÃO DE SAÚDE 

Nesta sexta-feira (19) e neste sábado (20), a Expedição "Saúde por todo o Pará em territórios indígenas" realiza atendimentos nas aldeias do DSEI Rio Tapajós. Ao todo, 10 aldeias receberão os serviços de saúde. 

Além da equipe de saúde da Sespa, a Expedição conta com a participação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR). 

"Tive contato com a aldeia Kubenkokre, que será a primeira a receber a equipe e os indígenas já estão ansiosos pela chegada. É a primeira vez que estamos recebendo uma equipe desse tamanho dentro de uma aldeia. Esse olhar do Governo para os povos indígenas não tinha antes", disse Bep-y Kaiapo, ainda na sexta-feira.

Cerca de 35 profissionais de saúde participarão da ação. A coordenadora da Expedição, Putira Sacuena, afirma que dar continuidade ao trabalho e à construção do diálogo em mais um DSEI do Estado é fundamental. 

"Nos DSEIs Kaiapó e Altamira, que foram os dois primeiros distritos a receberem a Expedição, atendemos mais de 3 mil indígenas, o que para nós é muito gratificante. Agora é a vez do DSEI Rio Tapajós. A expectativa de entrar em um território é muito grande. É uma alegria grande ver o Governo do Estado cumprir com a sua responsabilidade, enquanto média e alta complexidades, e fortalecer o compromisso ético e étnico com os povos indígenas", assegura a coordenadora, que também é indígena. 

Entre os serviços ofertados há atendimentos com clínico geral, ginecologista, avaliação e aconselhamento nutricional, testes da orelhinha e da linguinha, avaliação de desenvolvimento infantil, saúde bucal, vacinas, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, orientações de saúde da mulher, criança e homem, além dos serviços da regulação.