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EDUCAÇÃO

Escolas estaduais da rede pública da capital e do interior celebram o Dia da Consciência Negra

Durante toda a semana foram realizadas diversas ações pedagógicas com a participação expressiva da comunidade escolar  

Por Governo do Pará (SECOM)
20/11/2021 18h20

Estudantes da rede pública participam de atividades pedagógicas sobre a história da luta e da resistência negra no BrasilNeste sábado (20) é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi instituída primeiramente no calendário escolar brasileiro, em 2003, mas apenas em novembro de 2011, teve seu reconhecimento oficializado em todo o país, por meio da Lei nº 12.519. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e foi escolhida em memória de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos grandes líderes do Quilombo dos Palmares, símbolo da luta do movimento negro no Brasil.

A educação, como parte essencial no processo formativo, abre caminhos para ampliar a cidadania de um povo. Neste mês de novembro, temos a oportunidade de refletir, mais intensamente, a respeito da luta e da resistência negra na sociedade. Buscando mais respeito, valorização e resgate de memórias do legado africano para a formação do povo brasileiro, diversas escolas da rede pública estadual promoveram atividades alusivas à Consciência Negra. 

No município de Igarapé-Açu, região nordeste paraense, a Escola Estadual Ângelo Cesarino reuniu todo o corpo técnico-pedagógico, alunos e a comunidade externa, em torno das comemorações pelo Dia da Consciência Negra. Segundo o responsável pelo espaço de aprendizagem, Norberto França, durante a semana foram realizadas diversas ações pedagógicas com a participação expressiva da comunidade escolar. 

“Iniciamos a nossa programação com uma roda literária para os estudantes do 1º ao 5º ano. Em seguida, realizamos uma exposição culinária, sobre a diversidade religiosa e também a respeito da cultura afro-brasileira, com as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Portanto, conseguimos envolver todas as classes em nossas atividades, o que para nós é motivo de muita satisfação”, frisou o gestor. 

COMSCIENTIZAÇÃO

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que a escola tem papel fundamental nesse processo de conscientização e respeito à diversidade, devido à capilaridade e alcance em todos os municípios paraenses. Ela disse, ainda, que trabalhar temáticas de forma transversal como o combate ao racismo ou a qualquer tipo de diferença, é algo que deve estar presente na essência do processo educacional.

“A educação tem que ter como premissa o trabalho contra qualquer tipo de preconceito, qualquer tipo de assédio, qualquer atitude que deprecie as pessoas. Não podemos ser reconhecidos como melhores ou piores pela nossa cor, pelo nosso cabelo e devemos valorizar o ser humano em si. Portanto, vamos continuar trabalhando na perspectiva da valorização da diversidade e é isso que a educação trabalha enquanto valores para formar cidadãos”, ressaltou a titular da Seduc.

Em Santa Izabel do Pará, município da Região Metropolitana de Belém, uma programação especial foi preparada pela Escola Estadual Antônio Lemos, que teve como temática principal: “Negritude, Identidade e Cidadania”. Em dois dias, foram realizadas rodas de conversas, exposições e apresentações culturais, com a participação de especialistas em educação, sociólogos, além de toda a comunidade escolar.

Alunos da Escola Estadual Centro de Treinamento Profissional Giovanni Emmi, também em Santa Izabel, organizaram uma semana inteira de eventos sobre a Consciência Negra, que teve como intuito desenvolver junto à comunidade escolar atividades voltadas para a sensibilização da educação e a valorização do multiculturalismo das matrizes históricas e culturais brasileiras. O espaço de aprendizagem também exibiu curtas metragens, apresentação de danças africanas, roda de conversas e oficinas de artesanatos.

VIGIA E BELÉM

O município de Vigia, na região nordeste paraense, também se mobilizou em torno das atividades pedagógicas sobre o reconhecimento dos descendentes africanos na construção da sociedade brasileira. A Escola Estadual Barão do Guajará reforçou, entre seus alunos, a importância do respeito por meio das hashtags #VidasNegrasImportam e #DigaNãoAoRacismo, entre outras ações.

Já na capital paraense, alunos das escolas estaduais Acatauassu Nunes, Mário Barbosa e Virgilio Libonati, celebraram a Semana da Consciência Negra com peças teatrais, recitais de poemas, palestras e murais com desenhos. A iniciativa buscou suscitar questões sobre o racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

*Texto de Vinícius Leal (Ascom/Seduc)