Hemopa Castanhal recebe gincana solidária do Projeto Castelo dos Sonhos
O projeto divulga o tema da doação de sangue para alunos dos cursos de capacitação em recursos humanos e assistente administrativo, com o Senai
O Hemocentro de Castanhal está recebendo a parceria do Projeto Castelo dos Sonhos para disseminar a importância da doação de sangue como responsabilidade social. O projeto, que atende mais de 400 alunos do bairro do Jaderlância em Castanhal, decidiu levar o tema da doação de sangue para sala de aula dos cursos de capacitação em recursos humanos e assistente administrativo, oferecidos gratuitamente em parceria com o Senai.
A instrutora do Senai, Quesia Silva, 25 anos, disse que as palestras da equipe do Hemopa na instituição foram essenciais para esclarecer várias dúvidas dos jovens sobre o tema. "É importante tratar isso em sala de aula por conta dos mitos que os alunos, pais e amigos têm. E quando são instruídos, os alunos começam a ter mais confiança para doarem e levaram esse novo conhecimento para seus familiares”, destacou Quesia.
Após as ações de sensibilização, surgiu a ideia de promover a Gincana Solidária ‘Castelo dos Sonhos’, aonde a brincadeira mobiliza alunos, familiares e amigos para a doação de sangue. Jéssica Nascimento da Silva, de 29 anos, faz o curso de assistente administrativo no projeto Castelo dos sonhos em parceria com Senai.
Jéssica Nascimento já era doadora e adorou a proposta da Gincana Solidária. "É um prazer enorme, pois estarei salvando a vida de pessoas. Como já sou doadora, além de doar, ajudei incentivando outras pessoas também”.
As parcerias com instituições públicas e privadas são necessárias para a disseminação da política da doação de sangue no estado. A Fundação Hemopa reitera que doar sangue é um ato de solidariedade ao próximo, mas também de responsabilidade social, uma vez que o sangue é um remédio que não pode ser comprado e nem fabricado. Uma bolsa de sangue doada pode beneficiar até 4 pacientes na rede hospitalar.
“Parcerias como essa permitem que a gente tenha esse contato direto com os alunos, esclareça dúvidas e incentive a serem doadores fidelizados, o que a gente consegue observar mesmo quando eles saem do projeto. Além de que esses projetos sociais, que possuem um amplo alcance junto à sociedade, são muito importantes para a visibilidade e a conscientização do ato de doar sangue”, destacou Marcela Silva, assistente social do Hemopa Castanhal
Quem pode ser doador de sangue
Para doar sangue, os interessados precisam seguir os critérios básicos: ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar mais de 50 kg; estar em boas condições de saúde.
No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH), passaporte ou carteira de trabalho).
Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar sete dias após cada dose.
O Hemocentro Castanhal fica na Travessa Floriano Peixoto, Alameda Rita de Cássia, Conj. Maria Alice, B-2 e B-3. O atendimento é segunda a sexta, das 7h às 12h30. Contato do Hemopa Castanhal: (91) 3412-4400.