Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Alunos de licenciatura em computação do Forma Pará assistem à aula inaugural em Mosqueiro

Por Fernanda Graim (SECTET)
18/11/2021 18h16

"Um divisor de águas". Foi assim que o aluno da turma de licenciatura em computação do distrito de Mosqueiro pelo Forma Pará, Éder Varela, de 30 anos, classificou este momento em sua vida. “É uma oportunidade ímpar tanto para mim quanto para os demais alunos que moram aqui. A nossa expectativa é de progresso, aprimorar a nossa educação para nos qualificarmos com um curso superior e crescer no mercado de trabalho”, revelou.

Na manhã desta quinta-feira (18), Éder e seus colegas participaram da aula inaugural do curso, ocorrida no auditório da Escola Honorato Filgueiras, em Mosqueiro. Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), o Forma Pará é o programa do governo estadual que visa diminuir o déficit da oferta de cursos superiores no território paraense. Para isso, conta com a parceria das prefeituras municipais e das Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas. No distrito, a IES executora do curso é a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

Para a agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, o momento é de felicidade. “O governo do estado está garantindo o acesso à educação, tirando nossos jovens dessa rotina cansativa de fazer um curso superior fora do município”, desabafou. Ela destacou ainda que os cursos ofertados em cada município pelo programa atendem às realidades e necessidades locais.

Da mesma alegria compartilhou a secretária municipal de administração, Jurandir Novaes. Representando o prefeito de Belém na cerimônia, a secretária enfatizou a parceria entre os entes que fazem parte do programa e o apoio que será dado aos alunos. “Vamos acompanhar bem de perto os cursos e ajudar a conectar com a realidade dos estudantes”, informou.

O curso de licenciatura em computação fez parte da chamada 2020 do programa Forma Pará. Porém Mosqueiro já tem outras duas turmas em andamento, dos cursos de história e de turismo, que fizeram parte da chamada 2019. Com inscrições para o processo seletivo especial de 2021 encerradas nesta quinta (18), é ofertado o curso de gastronomia. E para 2022, já está prevista a oferta do curso de enfermagem.

A adjunta da Sectet e gestora do programa, Edilza Fontes, também esteve na cerimônia representando o governador Helder Barbalho. Ela lembrou que o Forma Pará foi idealizado pelo titular da pasta, Carlos Maneschy, e recebeu total apoio do governador desde sua concepção. Ela explica que o objetivo principal do programa é garantir a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Mosqueiro tem uma história rica e um potencial turístico imensurável. Qualificando a população local com a oferta de cursos superiores ajudamos as pessoas a melhorar suas vidas, de seus familiares e, assim, elas contribuem para o desenvolvimento do distrito e da região”, conclui.

Ainda estiveram presentes na mesa de abertura do evento, a reitora da Ufra, Herdjania Veras de Lima; o pró-reitor de ensino da universidade, João Soares; a coordenadora do Forma Pará pela instituição, Telma Batista; o coordenador do curso, João Santana; e a diretora da escola, Arneide Carvalho. Após a cerimônia, os estudantes ainda assistiram a uma apresentação do curso realizada pelo seu coordenador.