Estado lança o aplicativo Ver-a-Feira para fomentar empreendorismo digital
Com objetivo de fomentar o empreendedorismo digital nas feiras da capital paraense, o Governo do Pará lançou o aplicativo “Ver-a-Feira” durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (18) no Mercado do Guamá, em Belém. O projeto do aplicativo para vendas de produtos online em feiras e mercados deve começar pelo Ver-o-Peso, na capital, e avançar para outros municípios do Estado, dando ênfase aos produtos regionais típicos de cada região.
“Nós estamos trabalhando para melhorar os serviços e hoje lançamos esse aplicativo para melhorar a vida dos feirantes. Isso vai permitir, por exemplo, que a dona de casa possa fazer suas comprasp elo app e receber na comodidade da sua casa. Os grandes supermercados já fazem isso e, agora, o feirante precisa se modernizar. Será um serviço sem custo para que possam estar modernizados e assim gerarem mais empregos e renda”, frisou o governador Helder Barbalho, que lançou o serviço durante a entrega de 144 equipamentos para feirantes do Mercado do Guamá, em Belém.
De forma prática, a plataforma eletrônica servirá como um novo elo entre o feirante e o cliente, que poderá escolher seus produtos com toda a comodidade. Para participar, o ferirante deverá realizar um cadastro no app, enquanto que o consumidor deverá baixar o mesmo no celular para fazer as compras online. Em princípio, o serviço começará a ser ofertado por feirantes do Mercado do Ver-o-Peso.
“O aplicativo trabalha com sistema de e-commerce, onde são feitos os pedidos que estão disponíveis no cardápio de cada usuário, classificando seu nicho e atuação de mercado e vai, de uma forma objetiva e coerente, chegar até o consumidor. Foi uma ideia inclusive lançada pelo próprio governador como forma de trazer modernidade aos trabalhadores”, detalha o coordenador geral do Instituto Ver-o -Peso, Manoel da Silva, o Didi do Ver-o-Peso.
Prezando pela facilidade, o app conta com uma inteligência artificial, um robô que vai interagir com o usuário e o feirante de forma sugestiva e humanizada no item “Fale com a xepa” do aplicativo. O “Ver-a-Feira” terá, também, histórias, curiosidades e diversos tipos de entretenimento disponíveis aos usuários. Em breve, o Projeto vai se estender por todo o Pará e a plataforma já está em fase de expansão para chegar em outros municípios.
A criação do app é uma iniciativa do Instituto Ver o Peso com apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), que tem o objetivo de capacitar os feirantes e integrá-los no mercado de trabalho com maior ênfase nos meios eletrônicos de comercialização digital e delivery.
Fazem parte do projeto o Instituto Ver-o-Peso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Sebrae e Banpará.