Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Servidores da Seplad participam da Gincana “Instituição Cidadã Servidor Doador” do Hemopa

Ação realizada na última quarta-feira (17) visou estimular e conscientizar os colaboradores sobre a importância da doação de sangue

Por Luana Taveira (COSANPA)
18/11/2021 11h11

Servidores da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) participaram na última quarta-feira (17), pelo segundo ano consecutivo, da Gincana “Instituição Cidadã Servidor Doador”, realizada pela Fundação Hemopa, em Belém.

A gincana tem como objetivo de estimular e conscientizar os servidores sobre a importância da doação de sangue, ato que é essencial à vida humana. 

“A gente participa da gincana desde o ano passado, pois reconhecemos a importância e o valor dessa atitude, dos nossos servidores, em estar aqui doando sangue e levando também essa responsabilidade social para dentro da secretaria”, afirmou Iris Negrão, diretora de Administração e Finanças da Seplad. 

Segundo Betânia Mourão, assistente social da Fundação Hemopa, a sociedade ainda é relutante em doar  sangue, por isso, a  instituição utiliza diversas estratégias para sensibilizar a todos quanto à importância do gesto.

“Quando você consegue doar sangue, você consegue atingir o coletivo. Então, uma ação como essa visa sensibilizar os servidores estaduais, um público-alvo com potencial para ser referência para a sociedade. Até por conta do trabalho deles no cotidiano. A gente pensa na importância dessas pessoas que contemplam ainda mais responsabilidade social das instituições”, concluiu Betânia. 

Por meio de mobilizações em grupos de WhatsApp, visitas aos setores da Seplad e informativos, foi possível incentivar e encorajar os servidores a ação solidária. 

“Sinto que estou contribuindo de forma útil para as pessoas que precisam e me sinto melhor ainda porque era uma causa que sempre tive vontade de ajudar, e a oportunidade apareceu por meio de onde eu trabalho. Fico feliz de ter tomado a decisão de participar”, contou Brenda Elizabeth, estagiária da Seplad. 

Quem pode doar

Para ser doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável legal munido de documento de identificação; pesar no mínimo 50 quilos; estar saudável; não ter doenças transmissíveis pelo sangue e não usar drogas ilícitas.

Além disso, é necessário que o candidato esteja descansado, ter dormido no mínimo 6 horas, e esteja alimentado.

No caso de vacinação, é indicado que o doador, caso tenha recebido a CoronaVac ou se vacinado contra a H1N1, espere 2 dias após a aplicação da vacina para doar. Em relação às vacinas Pfizer e AstraZeneca, são 7 dias. Com relação à infecção por Coronavírus, é necessário aguardar 30 dias após o término dos sintomas para poder doar, já quem teve contato com pessoas com Covid-19, são 14 dias. 

A Gincana segue até o dia 23 de novembro. De acordo com o Hemopa, a instituição ganhadora será anunciada na cerimônia do dia 25 de novembro, na sede da Fundação, na Batista Campos.