Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran realiza evento em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

A ação reuniu representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, com a data também lembrada em Capanema, Peixe Boi, Nova Timboteua e Santarém Novo

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
17/11/2021 17h00

Um dia para lembrar e honrar as vítimas de acidentes de trânsito e suas famílias. O terceiro domingo do mês de de novembro foi instituído no ano de 2005, por meio da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), como a data global para ajudar a sociedade a se lembrar de todas as pessoas mortas e gravemente feridas nas estradas, além de reconhecer o importante trabalho dos serviços de auxílio e emergência, e dar mais apoio às vítimas e suas famílias, promovendo ações para diminuir ou até mesmo impedir mais mortes e ferimentos no trânsito. Nesse sentido, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizou nesta quarta-feira (17) evento alusivo a esse Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, antecipando a data celebrada no próximo dia 21, com o tema: "Lembre-se: apoio, suporte, ação".

Além do Detran, estiveram presentes no evento parceiros institucionais do órgão, como o Hemopa, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Batalhão de Polícia Rodoviária, Ordem dos Advogados do Brasil e Hospital Metropolitano; e parceiros da sociedade civil, como a Associação Paraense de Motociclistas, os grupos Movida e Vida Pará, e os coletivos Pará Ciclo, Bike Anjo e Pedala, Mana.

A apresentação no Detran iniciou com o flautista Ivonaldo Abreu e o tecladista Jonatha Cei, do Corpo de Bombeiros, e encerrou com uma apresentação teatral do Grupo Cênico Cultural, com a peça "Vida Moderna", que emocionou a todos os presentes, fazendo-os refletir sobre os cuidados que devemos ter no trânsito.

A diretora geral do Detran, Renata Coelho, destacou a importância da data e pediu que as pessoas tivessem mais consciência quando assumem a direção de um veículo. "Estou honrada em participar desse evento. O Detran e os parceiros do Estado estão presentes nas ruas para levar a educação e a conscientização no trânsito, com o objetivo, principalmente, de salvar vidas”, disse.

O diretor técnico-operacional do órgão, Bento Gouveia, reforçou o discurso e chamou a atenção para a responsabilidade de todos no trânsito. "Quando você dirige um veículo, você tem que ser responsável e respeitar as leis", afirma, lembrando da missão maior do órgão. "O objetivo é salvar vidas. Então atuamos em todas as frentes: dando educação e sinalização, ou seja, condições adequadas para o condutor trafegar com segurança. E se mesmo assim, esse condutor, escolher o caminho da irregularidade, entramos com a fiscalização", finaliza.

O representante do grupo Vida Pará, Nazareno Lobato, que em 2007 perdeu duas pessoas de sua família em um acidente de trânsito, também cobrou conscientização. “O crime de trânsito cada dia aumenta mais, a consciência vem de todos nós, se beber não pegue no seu carro, você pode ser a próxima vítima ou fazer uma vítima, o que é pior”.

O evento também contou com momentos ecumênicos, com a palavra do diácono Miguel Pinto, que trouxe conforto às famílias e pediu: “Não exponham aquilo que causou a dor nas pessoas”, fazendo referência àqueles que se dispõem a gravar e expor diversas situações de acidentes. Logo depois, o pastor Manoel Barros refletiu sobre o número de vidas que foram perdidas no ano passado e as consequências de infringir as leis de trânsito.

DOAÇÃO DE SANGUE - Em Capanema, houve uma ação lúdica em frente ao Hemopa do município e entrega de fitas e adesivos para os doadores. Na ocasião, a equipe do projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará, do Detran, deu o exemplo e se voluntariou para doar.

Ações semelhantes também foram realizadas nas cidades de Peixe Boi, Nova Timboteua e Santarém Novo. Novas campanhas de doação de sangue, em parceria com o Hemopa, devem ocorrer até o próximo dia 20 em Castanhal, Santarém, Marabá, Redenção, Tucuruí, Abaetetuba e Altamira.