Em Jacundá, Emater viabiliza recursos do Pronaf para impulsionar a bovinocultura
Com o apoio da Emater, produtores conseguem acessar recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar para produzir mais e melhor
O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-PA) em Jacundá, no sudeste paraense, viabilizou, por meio de projetos de crédito rural, recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), na Linha Mais Alimentos, via Banco da Amazônia, para incremento da bovinocultura de corte e de leite.
De acordo com o chefe do escritório da Emater no município, o técnico em agropecuária Willian Ghisolfi Veloso, os recursos contemplam dois produtores rurais que são atendidos pelo órgão estadual há 10 anos.
A produtora Jaci Ferreira dos Santos, que se dedica à pecuária de corte, em sua propriedade na Estrada do Lago, distante 15 km da sede do município, foi contemplada com recurso de R$ 122.400,00, para aquisição de 25 matrizes bovinas e um reprodutor.
"A expectativa é elevar a produtividade da bovinocultura de corte em até 60%, em um período de 2 anos", disse o chefe do escritório local de Jacundá.
Já o produtor Valdeir Mendes Braga, morador da comunidade Santo Antônio, foi contemplado com recurso de R$ 45 mil, para investimento pecuário na aptidão leiteira, o que segundo o técnico William Veloso deve aumentar, num prazo de 2 anos, até 40% da produtividade da cadeia.
"A assistência dos técnicos da Emater, o assessoramento para conseguir o financiamento para nossas atividades é muito importante, nos ajuda muito", contou o produtor de leite.
Prestes a completar 56 anos de existência no dia 3 de dezembro, a Emater continua a missão de promover o desenvolvimento sustentável através do conhecimento, tecnologia, por meio da assistência técnica e extensão rural, assegurando a melhoria da qualidade de vida da sociedade rural.
*Texto de Paula Portilho (Ascom Emater).