Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Emater recebe prêmio por excelência na assistência técnica em Castanhal

A homenagem foi concedida pelo Sindicato dos Produtores Rurais à empresa pública que atua há mais de 50 anos em todos os municípios do Pará

Por Governo do Pará (SECOM)
13/11/2021 17h53

O Sindicato dos Produtores Rurais de Castanhal homenageou, na sexta-feira (12), instituições públicas e privadas, além de pessoas com atuação relevante no fomento à produção rural da região. Entre os homenageados estão a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). A cerimônia ocorreu durante a programação da 52ª Exposição Feira Agropecuária de Castanhal (Expofac), que será encerrada neste domingo (14).mmmm

A premiação foi entregue ao presidente da empresa Rosival Possidônio. "Esse prêmio é um reconhecimento ao trabalho de todos os nossos técnicos que, mesmo diante do cenário pandêmico, continuaram em campo, por telefone, por internet, com todos os cuidados recomendados, atendendo ao nosso público-alvo, o produtor rural familiar", ressaltou  gestor.

No Pará, a Emater, há mais de cinco décadas, está presente nos 144 municípios com a missão de promover o desenvolvimento sustentável, por meio do conhecimento e de tecnologias que contribuam com a melhoria da qualidade de vida na zona rural.

Técnico Carlos Eduardo, o presidente Rosival Possidônio e o supervisor regional da Emater em Castanhal, Ricardo FreireConhecimento - Entre os objetivos institucionais da Emater estão o planejamento, a coordenação e a execução de programas de assistência técnica e extensão rural que visam à difusão de conhecimentos de natureza técnica, econômica e social, para aumento da produção agrícola, de acordo com as políticas públicas dos governos estadual e federal.

Em 2020, apesar da pandemia de Covid-19, o trabalho de assistência técnica e extensão rural continuou em todo o Pará, com medidas de segurança. Foram realizados 58.776 atendimentos, que corresponderam a 93,5% da meta traçada para aquele ano. Os atendimentos contemplaram 62.422 produtores, sendo 50.106 agricultores familiares, 1.675 agricultores não familiares, 1.806 quilombolas, 381 indígenas e 8.454 assentados, além de 170 organizações rurais. O objetivo é facilitar a comercialização, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).O trabalho da Emater é fundamental principalmente para o desenvolvimento da agricultura familiar

A expectativa é fechar 2021 superando estes números, dando continuidade ao plano de modernização da Emater com a construção e reconstrução de escritórios locais e regionais, e aquisição de veículos e equipamentos, que vão aprimorar em quase 100% o atendimento em 2022.Produtor Josué Silva Lima e o técnico Daniel Diniz

Além do reconhecimento da empresa, o servidor Carlos Eduardo de Lima Costa foi agraciado como profissional técnico agrícola. Também foi homenageado, in memoriam, o servidor João Maurício, representado pelos familiares.

Torneio Leiteiro – Na sexta-feira também houve a premiação do Torneio Leiteiro, na Expofac 2021. A primeira colocação ficou com o produtor Josué Silva Lima, do Sítio Santo Antônio, na Agrovila Calúcia, atendido pela Emater desde 2013. Ele obteve a marca de ordenha de 87 litros em três dias. "A assistência da Emater é muito importante, pois consegui recursos pelo Pronaf Mais Alimentos, além de Cadastro Ambiental Rural (CAR). Agora, após a pandemia, minha expectativa é de crescimento", disse o produtor familiar.

Além do Torneio Leiteiro, a Emater esteve à frente do Modelo Rural, espaço onde os visitantes conheceram técnicas e tecnologias utilizadas para incrementar as atividades econômicas do meio rural, e do Pavilhão da Agricultura Familiar, no qual 40 expositores, atendidos pela Emater, comercializaram seus produtos diretamente ao consumidor.

Desde a abertura, no último dia 06, a Expofac contou com aproximadamente 70 mil visitantes e movimentou R$ 18 milhões em negócios.

Texto: Paula Portilho – Ascom/Emater