Sejudh encerra Caravana de Cidadania e Direitos Humanos com mais de 2 mil atendimentos
Depois de cinco dias de atendimento à população de Altamira, no sudoeste paraense, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) encerrou as atividades no município com mais de 2 mil atendimentos entre emissões de documentos, serviços de atenção ao consumidor e outros atendimentos, ofertados em parceria com a Prefeitura Municipal.
Altamira é o maior município do mundo. Para se ter uma ideia, a cidade tem 159 695,938 km² e ultrapassa vários países como Portugal, Islândia, Irlanda e Suíça. A ação na cidade começou no último 5 de novembro, quando mais de 200 moradores dos chamados travessões - localidades na zona rural - foram atendidos no Travessão da Firma, diante a 120 km da sede da cidade.
Governo do Pará promove cidadania e direitos humanos para a zona rural de Altamira
Em visita à cidade, o titular da pasta de Justiça e Direitos Humanos, José Francisco Pereira, afirmou que a intenção da Sejudh, por meio das Caravanas, é diminuir o número de pessoas que não têm documentação em todo Estado. “Por meio das ações, nós vamos trabalhar para que mais pessoas possam ter acesso à documentação”, afirmou o secretário.
Francisco Cipriano é cadeirante. Ele procurou a Caravana para garantir um novo documento de identificação. O usuário elogiou o atendimento oferecido pelo Governo do Estado. “Estou muito feliz por garantir com tanta rapidez a carteira de identidade. Nós que moramos longe dos grandes centros urbanos ficamos alegres e satisfeitos em poder garantir nosso documentos com celeridade", afirmou.
Programação - A Caravana de Cidadania e Direitos Humanos da Sejudh segue pela região do Xingu e Tapajós, depois de Altamira, Medicilândia receberá a ação neste sábado (13).
Em seguida, dia 17 de novembro, será a vez da cidade de Aveiro, e 18, em Fordlândia, distrito de Aveiro. Por fim, nos dias 21 e 22 de novembro será a vez de Rurópolis; e finalizando a ação a cidade de Pacajá será a última parada nos dias 27 e 28 de novembro.
As Caravanas de Cidadania e Direitos Humanos são promovidas pela Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos que, por meio da Coordenadoria de Promoção da Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos, organiza a emissão de documentos e o calendário de ações nos municípios.