Hemopa coleta 50 bolsas de sangue em ação no Shopping Metrópole
Hemocentro estima que cerca de 200 pacientes sejam beneficiados com essas doações. Ação prossegue no sábado (13), na Igreja Adventista da rodovia Mário Covas
Durante os dois dias de ação externa no Shopping Metrópole, em Ananindeua, o Hemopa coletou mais 50 bolsas de sangue para o estoque, o que significa que cerca de 200 pacientes podem ser beneficiados com esta ação.
O estudante Gustavo Alves, de 17 anos, foi um dos voluntários. “Vim doar porque tenho um parente que está precisando de transfusão. E quando soube que o Hemopa ia trazer a unidade móvel para cá, ficou mais fácil por estar mais próximo de mim”, destacou.
Este é um dos objetivos das ações externas que a Fundação Hemopa realiza: aproximar os serviços dos cidadãos e assim facilitar o acesso ao doador. “O Shopping Metrópole, como parceiro, foi essencial neste processo, oferecendo a estrutura necessária para a realização da campanha de coleta de sangue. Temos que agradecer sempre aos doadores e aos parceiros”, destacou Lilian Bouth, assistente social do Hemopa.
A doação de sangue é um ato simples e que pode salvar muitas vidas. Uma bolsa de sangue pode favorecer até 4 pacientes internados na rede hospitalar. “Hoje eu resolvi salvar vidas porque tem muita gente precisando. E tudo favoreceu para mim. Tive tempo e a localização da campanha também. Todos que puderem, doem!”, incentivou a técnica de enfermagem Paula Renata Barros, de 31 anos.
Outras ações
No próximo sábado (13), a Igreja Adventista da rodovia Mário Covas, no Coqueiro, abre as portas para mais uma campanha de doação de sangue. O atendimento ao público será a partir das 8h da manhã e vai até às 17h.
Para doar sangue, os interessados precisam seguir os critérios básicos: ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar mais de 50 kg; estar em boas condições de saúde.
No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).
Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença, deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar sete dias após cada dose.
Para mais informações, ligar nos números (91) 3110-6500 /0800-280 8118.