FCP recebe doação de mais de 250 mangás pelo consulado japonês
Entre os títulos doados pelo consulado estão nomes famosos da cultura pop japonesa como Pokémon, Dragonball e Sakura Card Captor
A Fundação Cultural do Pará recebeu, na manhã desta quinta-feira (11), pelas mãos do cônsul japonês em Belém, Hiroaki Aizawa, a doação de 255 títulos de mangás - quadrinhos típicos do Japão - para compor o acervo da Biblioteca Pública Arthur Vianna. Na ocasião, a autoridade foi recebida no gabinete da presidência da FCP para reunir com diretorias da casa.
A doação marca o fortalecimento da parceria da Fundação com o Consulado Japonês. Na reunião, estiveram presentes o cônsul e sua assessora, o presidente da FCP Guilherme Relvas, a coordenadora do Cine Líbero Luxardo Nádia Alves, a diretora de interação cultural, Cláudia Pinheiro, e a diretora de leitura e informação, Suzana Tota.
“Nós temos um projeto de doação de gibis e mangás e selecionamos a biblioteca da Fundação [para receber os títulos]. Espero que esta doação contribua para divulgar a cultura japonesa aqui no Pará”, pontuou Aizawa.
Guilherme Relvas destacou que o encontro abre a intenção de parcerias futuras. “Temos a perspectiva de realizar a Semana da Cultura Japonesa aqui na Fundação, promovendo um festival audiovisual, oficinas e a gastronomia japonesa”, adiantou o presidente.
Entre os títulos doados pelo consulado, estão nomes famosos da cultura pop japonesa, como Pokémon, Dragonball e Sakura Card Captor; além de clássicos da literatura mundial em versões de mangá, como Rei Lear e Pinóquio. Os volumes ficarão disponíveis para leitura na BPAV logo após catalogação.