Santa Casa recebe premiação por melhorias na qualidade dos serviços
Nesta quarta-feira, 19, em seu auditório, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará recebeu a Certificação ONA Nível 2. A conquista reflete as melhorias na qualidade da assistência, com foco na segurança do paciente e gestão integrada.
A certificação foi conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma entidade não governamental que certifica a qualidade dos serviços de saúde do Brasil, com foco na segurança do paciente. Tem como instrumento base de sua metodologia, o Manual Brasileiro de Acreditação, aplicado pelo IGQ para avaliação de instituições de saúde que buscam utilizar o processo para aprimorar seus serviços e alcançar a excelência. O processo de acreditação é voluntário, ou seja, é a organização, serviço ou programa da saúde que manifesta o interesse em ser avaliado.
A Santa Casa manifestou esse interesse, e contratou o IGQ (Instituto Qualisa de Gestão), que é uma instituição Acreditadora que tem como missão disseminar os conceitos da gestão de qualidade no Brasil e na competitividade e sustentabilidade nas instituições prestadoras de serviços em saúde. Essa certificação pode ocorrer em três níveis: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência.
“Essa certificação é o resultado de uma decisão estratégica da Santa Casa, pela caminhada em busca da excelência, que é um processo contínuo e nosso maior compromisso. A importância desse certificado é que ele atesta o compromisso assumido com a população, o de melhorar cada vez mais o atendimento, desenvolvendo uma assistência de qualidade e segurança”, destacou Rosângela Brandão Monteiro, presidente da Santa Casa.
“Para nós, enquanto empresa, ter um parceiro como a Santa Casa, que tem uma representatividade não só para a região que ela ocupa, mas por oferecer um serviço público de extrema qualidade, é muito importante. Fundamental termos essa parceria com esse parceiro enorme, que cuida de um número de vidas tão expressivo e que necessita de tantos cuidados”, disse Bruno Farras, diretor técnico do IQG.
Metas superadas - Em dezembro de 2017, a Santa Casa recebeu da Organização Nacional de Acreditação a Certificação Nível 1, para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.
Neste ano, a instituição foi recomendada ao Comitê de Certificação IQG para a Acreditação Plena, ONA Nível 2, destinada a instituições que, além de atenderem aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.
“O Pará, desde 2010, começou a trabalhar em busca dessas metas com os hospitais regionais, tanto que o Hospital de Santarém já alcançou o ONA 3, sendo um dos 10 hospitais públicos do Brasil com esse tipo de certificação. Isso garante qualidade e segurança no atendimento, e consequentemente, é a razão maior do serviço hospitalar: trabalhar, acolher, diagnosticar e tratar as pessoas, em um Estado no qual os recursos para a saúde são um dos menores do Brasil em termos de repasses federais. Hoje, 80% dos custos desse hospital e de todos os outros são do tesouro do Estado e apenas 20% são recursos federais” , pontuou Hélio Franco, assessor técnico da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa).
Além da Santa Casa, há outras 14 certificações no Estado do Pará:
|