Detran promove ações preventivas a acidentes nas festas de final de ano
Escolas, bares, pontos de motaxistas e praças são alguns dos locais do município de Marituba (Região Metropolitana), a 11 quilômetros de Belém, já estão recebendo desde a manhã de terça-feira (18), até o próximo dia 21 (sexta-feira), a visita de uma equipe de agentes de Educação do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran). A finalidade é intensificar as ações de prevenção a acidentes de trânsito durante as festas de final de ano.
A participação da Coordenadoria de Educação do Detran foi uma solicitação do Departamento Municipal de Trânsito de Marituba (Diretran), que desde novembro deste ano intensificou a parceria com a autarquia estadual objetivando reforçar as ações educativas realizadas rotineiramente pela gestão municipal.
O gerente da Escola Pública de Trânsito, Carlos Valente, informa que a ação é realizada junto com a Diretran. “Essa parceria ficou mais estreita por ocasião da programação conjunta que fizemos no terceiro domingo de novembro, em alusão à memória das vítimas de acidentes de trânsito. Deu muito certo e já tivemos participação em outras ações da Prefeitura de Marituba e Diretran, como a Feira do Livro, na semana retrasada”, ressalta o gerente.
Trânsito seguro - No primeiro dia, o trabalho foi direcionado aos mototaxistas. Quase 40 profissionais receberam orientação dos agentes de Educação do Detran e da Diretran a respeito de trânsito seguro.
Desde 1º de novembro deste ano a fiscalização do trecho entre o KM-0 até o KM-18 da BR-316 passou para a responsabilidade do Detran. Simultaneamente, o trânsito em Marituba está em processo de municipalização. “O Detran tem dado todo o apoio nesse processo de municipalização, a exemplo do que já fizemos com outros municípios”, diz Carlos Valente.
Homenagem - Dentro das ações realizadas em parceria com a Prefeitura de Marituba, o Detran participou da solenidade de formatura de Agentes de Operação e Fiscalização de Trânsito, realizada na manhã desta quarta-feira (19), no auditório da Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) do Distrito Industrial.
Durante a programação, houve homenagem in memoriam à agente de trânsito do Detran Luciana Carvalho Bonaspetti, que morreu no dia 3 de novembro. A Coordenadoria de Educação do órgão foi representada pelo subtenente Edmilson Lima, um dos instrutores do curso.
Atendendo a uma solicitação do Ministério Público, a equipe do Detran capacitou agentes de trânsito da Diretran de Marituba. Entre os conhecimentos repassados esteve a demonstração de utilização do etilômetro (aparelho que mede o teor alcoólico em condutores).